Mesa Deslizante SH® – Grandes Lajes

A Mesa Deslizante é o equipamento ideal para a execução de grandes lajes, principalmente pretendida, em curtos prazos de tempo.

A mesa deslizante é uma fôrma de laje que se apoia nos pilares já concretados. Desta forma, o escoramento convencional é mínimo. Em alguns casos, nem é necessário qualquer escoramento adicional. As mesas deslizantes podem ser movimentados horizontalmente, puxando em cima de rolamentos, ou verticalmente com auxilio de grua, e não precisam ser desmontadas para a movimentação.O sistema padronizado da SH atende a vãos de lajes de 7,50m de largura por 23,00 m de comprimento.

Todo o material pode ter até 170m² de área/conjunto e pode ser transportado manualmente com ou tirfor para o próximo local de concretagem

Aplicação da Mesa Deslizante:

Lajes com tamanhos regulares e muitas repetições, como, por exemplo, shopping centers.

Material:

Duas vigas de aço estrutural, ligados entre sim com treliças transversais, forrados com barrote de madeira e compensado plastificado.

Pré-montagem da Mesa Deslizante:

As mesas deslizantes são montadas no chão, com toda facilidade de acesso e sem risco de queda. Quando prontas, uma grua posiciona as mesas nos consoles montados nos pilares.

Movimentação:

Após a concretagem, quando o concreto está com resistência suficiente e a protensão executada, as mesas deslizantes são afastadas da laje abaixando os consoles reguláveis nos pilares. Os apoios fixos dos consoles recebem rolamentos de baixo atrito, e a mesa deslizante pode ser puxada para a próxima concretagem. Basta subir a mesa deslizante novamente para o nível da concretagem, e terminar o arremate entre as mesas.

Vantagens da Mesa Deslizante:

  • Redução de mão-de-obra
  • Maior velocidade na execução da obra
  • Nenhum ou pouco escoramento, e em consequência redução ou eliminação de reescoramento