Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Conheça o sistema de fôrma que se desloca horizontalmente

Conheça o sistema de fôrma que se desloca horizontalmente é utilizado para concretagem de grandes lajes.

Soluções Técnicas

1) Conheça sistema de fôrma que se desloca horizontalmente é utilizado para concretagem de grandes lajes.

O sistema de mesa deslizante é um tipo de fôrma para concretagem de lajes que se apoia em pilares da edificação em construção.

Os módulos das mesas são movimentados na horizontal, puxados por cima de rolamentos, e por conta disso não precisam ser desmontados para a concretagem de um novo trecho de laje. Para execução de lajes em pisos diferentes, a fôrma é movimentada com grua.

A mesa deslizante tem módulos padronizados para concretagem de lajes de 7,35 m de largura por 23 m de comprimento – compondo, portanto, até 170 m² de área. Os módulos podem ser compostos, ampliando a área indefinidamente. Na maioria das aplicações, o sistema permite que a região abaixo da laje concretada fique livre de torres e escoras.

O módulo é montado com um conjunto de perfis castelados e treliças e é apoiado sobre consoles que retransmitem toda a carga da concretagem da laje para os pilares da obra. É indicado para estruturas com lajes planas protendidas (preferencialmente com espessuras de até 25 cm e sem interferências de vigas).

mesa_deslizante_sh_revista_infraestrutura_pini_outubro_2014

1 – Montagem do módulo
A montagem da mesa deslizante é feita no nível do terreno, sobre cavaletes, em área plana e próxima ao local em que estrutura vai ser construída para evitar grandes movimentações no canteiro.

1.1 – Vigas
Os dois perfis principais (vigas) da mesa deslizante são apoiados sobre cavaletes na montagem.

1.2 – Treliças
A estrutura é completada com a fixação das treliças transversais e das barras estabilizadoras.

1.3 – Sarrafos e compensado
A mesa é completada com sarrafos e compensados de madeira que servem de apoio direto à concretagem.

2 – Instalação e concretagem

Depois de montado(s), o(s) módulo(s) da mesa deslizante é içado e posicionado sobre os consoles especiais instalados nos pilares. A mesa é posicionada e travada nos consoles para, então, serem executadas as armaduras e cordoalhas de protensão da laje para sua concretagem. O tempo de cura do concreto é em torno de 48 horas. Após a cura, pode-se fazer a movimentação horizontal da mesa para seguir a execução da laje.

3 – Movimentação horizontal
A movimentação do sistema é feita com uso de apoios provisórios próximos aos pilares. Com esses apoios, o fuso do console pode ser baixado para a colocação de um rolete, sobre o qual se movimentará a viga principal da mesa.

3.1 – Fuso do console
O fuso do console deve ser abaixado em todos os apoios, um de cada vez, com o cuidado de manter a mesa sempre apoiada em seis pontos. Devem, também, serem instalados previamente quatro roletes nos pilares à frente para o recebimento da mesa na nova posição de concretagem.

3.2 – Movimentação pelos roletes
Após a colocação dos roletes, é feita a movimentação horizontal. Ela pode ser realizada tanto manualmente (utilizando cabos de aço e tirfor) quanto com auxílio de motores elétricos e cabos de aço. Ao atingir a nova posição de concretagem, os roletes são retirados e a mesa é novamente apoiada sobre os consoles.

4 – Novo ciclo de concretagem
Um ciclo de concretagem é finalizado quando a mesa atinge a extremidade oposta da edificação. Para retirada da mesa, ela é deslocada na horizontal até que fique em balanço para fora da estrutura. Ela é novamente fixada à grua para ser posicionada no pavimento superior (quando houver) para continuidade da concretagem.

Por Rodnei Corsini
Fonte: SH Fôrmas

Matéria publicada na Revista Infraestrutura Urbana, da Editora PINI.
Edição 43 – Setembro/2014

 http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/43/artigo327121-1.aspx

Posts Relacionados

Los errores más comunes al alquilar equipos para obras de construcción – ¡Y cómo evitarlos!

Os erros mais comuns ao alugar equipamentos para obras

Por que Escolher a SH?

Fôrmas Industrializadas X Fôrmas Convencionais

SH na Obra do Edifício Box Studios em Alagoas

Boreal Tower: Eficiência e Tecnologia com o Lumiform® SH

Governança e Eficiência nas Obras Públicas

Categorias

A SH explica!

Artigos

Eventos

Notícias

Obras