Qual a importância dela?! Afinal, você passa no mínimo 44 horas da semana no seu trabalho.
No cenário do século XXI, a velocidade das informações e as mudanças abruptas do mercado internacional requerem adaptações rápidas e resultados cada vez mais agressivos nas corporações. No centro de toda esta turbulência proporcionada por um mercado muito competitivo, encontra-se o homem moderno com suas expectativas, metas, sonhos e objetivos. Porém, para suportar toda esta carga é fundamental ter Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Um dos assuntos mais comentados atualmente é a busca constante por uma vida saudável – completo bem estar biológico, psicológico e social. O tema QVT ganhou projeção em uma Conferência Internacional nos Estados Unidos, onde correlacionaram as condições do ambiente empresarial com a produtividade dos funcionários. Hoje em dia, o tema QVT ganha espaço e uma repercussão cada vez maior nas empresas, uma vez que o trabalho em equipe e a identificação do empregado com a organização são muito mais exigidos.

Na década de 50, grandes pensadores já discutiam os fatores motivacionais dos funcionários e a qualidade do ambiente em que estavam inseridos na empresa. Estudiosos como Mayo (experimento de Hawthorne), Maslow (Hierarquia das Necessidades), Herzberg (Fatores Higiênicos), McGregor (Teoria X e Y) e Deming (Sistema do saber profundo – Qualidade Total) já apresentavam suas teorias e suas conclusões. Ao estudá-las, tem-se a certeza que são muito atuais ainda.
A qualidade de vida pode estar relacionada ao lado pessoal e ao lado empresarial. Todo ser humano têm suas ambições e desejos e isto provoca uma motivação para alcançar estas metas. Em uma empresa, a valorização nas condições de trabalho como: ambiente físico, implantação de melhoria e inovações, suporte da gerência e treinamentos são condições que têm o intuito de satisfazer as necessidades dos funcionários, gerando o bem-estar.
Estas condições também incluem o respeito mútuo em todos os níveis, a liderança participativa, a boa convivência e o espírito de colaboração, onde todas estas metodologias devem ser alinhadas e construídas na cultura organizacional.
Quanto maior a satisfação com o ambiente de trabalho e a atividade desempenhada, mais produtivas as pessoas serão. Quanto mais motivados estiverem os funcionários, mais determinados e dispostos a fazer a diferença eles estarão.
O estudo da QVT é amplo e abrange diversas técnicas simples e eficazes. Atente-se para esta prática e inicie a mudança para um ambiente mais saudável no seu trabalho. Afinal, você passa no mínimo 44 horas da semana nele. Quer uma ajuda?
O que lhe motiva? O que você tem feito para motivar sua equipe? Na verdade, o que você pode fazer para motivá-la? Pense nisso…
Engº Vinícius Said Fernandes
Supervisor de Manutenção da SH, formado em Engenharia Mecânica na UNICAMP e aluno da Pós Gradudação em Gestão Estratégica da Produção, também pela UNICAMP.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA!