Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos Acompanhe tudo que acontece na SH.

Andaimes: tipos, usos e cuidados

22 de junho de 2015

Contribuição técnica de Franco Menegat, Leonardo Cardoso, Leonardo Oliveira, Fernando Martins, Kléber Bittencourt e Erick Barros.

A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a segurança dos operários e da obra. Mesmo assim, a utilização de andaimes deve ser acompanhada de perto pelo engenheiro responsável da obra, pois os andaimes evidenciam a necessidade de maior cautela tanto na montagem como na sua utilização por parte dos trabalhadores.

Fachadeiroleo (2)

Andaime é uma estrutura de acesso, de caráter provisório, usada para sustentar os trabalhadores para execução de serviços em locais de grande altura com a utilização de ferramentas e equipamentos, facilitando a construção ou o reparo da obra.

Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para o corte, passando pela pintura reveladora, até a pintura final do produto.

Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para o corte, passando pela pintura reveladora, até a pintura final do produto.

A SH Formas possui um rigoroso processo de análise de qualidade, onde os inspetores garantem a integridade dos equipamentos através de ensaios e testes.

Em linhas gerais, andaime é o nome dado a uma estrutura provisória que permite o acesso às estruturas de uma obra e que pode permitir a execução de diversas atividades. Há muitos tipos de andaimes utilizados no mercado, porém apenas três são os mais usuais: o fachadeiro, o multi-direcional e o tubular. Devido à escassez e a falta de qualidade da madeira, hoje em dia se fabrica de aço em larga escala. Isso garante maior eficiência nos canteiros de obras.

O andaime fachadeiro é constituído de torres montáveis que formam paginações variadas que cobrem pequenas e grandes fachadas, permitindo executar tarefas de construção, acabamento e reparo das edificações; é formado por quadros horizontais, verticais, pisos metálicos, alçapão, diagonais e travessas. Estes componentes são leves e facilitam a montagem manual e em grandes alturas.

Andaime Fachadeiro 105 SH FORMAS

Andaime Fachadeiro 105 SH FORMAS

 

 

Montagem Andaime Fachadeiro

Montagem Andaime Fachadeiro

O multi-direcional é formado por poucas peças de encaixes diretos e precisos, sendo postes, travessas e diagonais, permitindo a criação de formatos e paginações variadas, dando mais agilidade na montagem e é largamente utilizado nas áreas industriais. Em determinados casos é utilizado como escoramento de estruturas. Os equipamentos desta família são fabricados em aço de elevada resistência e possuem acabamento superficial galvanizado o que garante maior durabilidade e vida útil em contratos mais longos.

Sistema Multidirecional usado como acesso - Além de pranchas de madeira são usados pisos metálicos

Sistema Multidirecional usado como acesso – Além de pranchas de madeira são usados pisos metálicos

O sistema tubular é obtido através da junção de tubos metálicos com braçadeiras permitindo criar geometrias específicas de acordo com o local a ser utilizado. É muito utilizado nas áreas industriais e de difícil acesso, pois se adequa facilmente às interferências e obstáculos. Serve também para escoramentos especiais, para complementar e/ou travar os demais sistemas.

Sistema Tubular

Sistema Tubular

Todos os sistemas de montagem devem obedecer às especificações da Norma Reguladora de Segurança nº 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e da NBR-6494 Segurança em Andaimes, tais como:

  • Serem dotados de travamentos que impeçam os desencaixes acidentais das peças, guarda-corpos e rodapés;
  • Serem travados/ancorados e/ou estaiados na medida em que se aumenta a altura e o comprimento do andaime, de forma a não comprometer a estabilidade;
  • Os dispositivos de ancoragem devem:
  1.  Estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
  2.  Suportar uma carga de trabalho de, no mínimo, 1.500 kgf (mil e quinhentos quilogramas-força);
  3.  Constar do projeto estrutural da edificação;
  4.  Ser constituídos de material resistente às intempéries, como aço inoxidável ou material de características equivalentes
  • Ter a cada 2,00 (dois) metros de altura uma plataforma de trabalho, cujo acesso se faz através de escadas internas, por meio de alçapões ou vazados nos pisos. A forração deve ser total e que impeça a queda de pessoas e/ou objetos;
  • A proteção, quando constituída de anteparos rígidos em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve atender aos seguintes requisitos:
  1.   Travessão superior a 1,2 m (um metro e vinte centímetros) de altura e resistência à carga horizontal de 90 kgf/m (noventa quilogramas-força por metro), sendo que a deflexão máxima não deve ser superior a 0,076 m (setenta e seis milímetros);
  2.   Travessão intermediário a 0,7 m (setenta centímetros) de altura e resistência à carga horizontal de 66 kgf/m (sessenta e seis quilogramas-força por metro);
  3.   Rodapé com altura mínima de 0,15 m (quinze centímetros) rente à superfície e resistência à carga horizontal de 22 kgf/m (vinte e dois quilogramas-força por metro);
  4.   Ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.
  • A montagem/desmontagem das estruturas deve ser realizada por equipe devidamente treinada e supervisionada por profissional legalmente habilitado.

Dicas importantes para montagens de andaimes:

  • É importante que se verifique se o ambiente está adequado para a montagem do andaime devido às condições de segurança, pois é obrigatório que o andaime seja montado no prumo, com suas bases niveladas;
  • O limite de peso estipulado pelo fabricante não deve ser ultrapassado;
  • Deve-se respeitar as condições climáticas, evitando dias frio ou chuva extremos;
  • É importante a utilização de mão de obra capacitada para trabalhar sobre os andaimes, adotando medidas de segurança e a utilização de todos os EPIs de trabalho;
  • Verificar se as rodas dos equipamentos estão devidamente travadas.

 

Modex (2)

Tipos de Andaimes oferecidos pela SH:

FACHADEIRO®

O Andaime FACHADEIRO® é um andaime composto por quadros e plataformas, dimensionado para uma carga admissível de trabalho de 200kg/m² nas plataformas, a qual poderá ser coberta e forrada por plataforma de madeira e a capacidade máxima por poste é de 17 kN. O fechamento do módulo (2,50 m x 2,00 m), se dá pelo encaixe dos Guarda-corpos e Diagonais. Seus encaixes são feitos através de berimbelas que são fixas no quadro.

FACHADEIRO 105

O Andaime FACHADEIRO® 105 é um andaime composto por quadros e pisos metálicos, dimensionado para uma carga admissível de trabalho de 200kg/m² nas plataformas e a carga máxima de 20 kN por poste. O fechamento do módulo (2,50 m x 2,00 m), se dá pelo encaixe do Piso Metálico, complementando a estrutura para acesso e trabalho com Guarda-corpos e Diagonais. Seus encaixes são feitos através de berimbelas que são fixas no quadro.

ANDAIME MODEX

O Sistema Modex ® é um sistema que permite a sua utilização em quase todas as realidades onde é necessária a utilização de andaimes e escoramento. Ele permite sua adequação nas mais diversas geometrias pois suas travessas e postes tem variações de 50 em 50 cm. Seu sistema de cunha, permite alto rendimento e simplicidade na montagem de seus equipamentos, formando sem dificuldade ângulos retos e outras formas. Pode ser usado em qualquer aplicação, como módulos de andaime (Base fixa ou com rodízios) ou proteção de periferia, etc. Sua capacidade máxima por poste é de 45 kN, dependendo das distância entre travessas e sua plataforma poderá ser feita com piso metálico ou madeira, de acordo com a necessidade do cliente.

ANDAIME TUBULAR

O Andaime Tubular é composto por tubo e braçadeira, o que proporciona a montagem de qualquer modulação. O tubo 48 possui alta resistência, quando composto por tubos como travessas e diagonais, sendo devidamente dimensionadas, resulta em um andaime possível de adequar a qualquer situação.

fachadeiro2

FACHADEIRO 105 e FACHADEIRO FS para envelopamento de obras e prédio em reformas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Vai utilizar Escoramentos no seu projeto? Veja antes esse material exclusivo da SH

14 de maio de 2021

Confira informações sobre avaliação de cargas e boas práticas para desforma do concreto. Você sabe que quando uma obra se inicia é muito importante ter em mãos informações que auxiliem nas tomadas de decisão. Pensando em auxiliar você no assunto de Escoramentos de estruturas de concreto armado, criamos uma cartilha com informações sobre boas práticas […]

Ampliação da Rocha Terminais Portuários e Logísticos no Porto de Paranaguá conta com execução do sistema Multiform SH®

10 de maio de 2021

A SH, líder no fornecimento de formas, andaimes e escoramentos no Brasil, está fornecendo soluções para a obra Rocha Terminais Portuários e Logísticos, da Zortéa Construções Ltda. Localizada no Porto de Paranaguá, no Paraná, a obra versa a construção de túneis para armazéns no complexo da Rocha Terminais Portuários e Logísticos. Conhecido como o maior […]

Segunda MasterClass SH de 2021 retratou sobre Escoramento e Reescoramento

30 de abril de 2021

Em 2021 a SH retomou aMasterClass SH, uma série de lives que acontecem uma vez por mês, onde a SH convida nomes de referências do mercado na área de engenharia, trazendo assuntos técnicos de grande interesse e importância para a área. Nessa segunda MasterClass, que aconteceu no dia 14 de abril, o assunto escolhido foi […]