O projeto do monotrilho do metrô de São Paulo faz parte da ampliação da Linha 15 – Prata, que chegará até a estação Jardim Colonial, com integração da Linha 2 – Verde. A construtora Somague é a responsável pela execução da obra, que após a conclusão atenderá mais de 400 mil passageiros por dia.
Para apoiar nessa obra a SH forneceu as seguintes soluções: Andaime Modex® SH, Forma Tekko ® SH, Forma Concreform SH®, Torre de Carga LTT Extra, aplicados na execução das estruturas de concreto da estação, acessos e edifício técnico operacional. O Andaime Modex ® SH e a Escada Modular 325 estão sendo utilizados para acesso e escoramento, enquanto as formas Tekko ® SH e Concreform SH® estão sendo utilizadas na execução de pilares, paredes e vigas, e as Torres de Carga LTT Extra no escoramento da plataforma, vigas e lajes.
A obra da estação Jardim Colonial apresenta grandes desafios, e a SH está comprometida a ajudar a vencê-los:
- A geometria única das peças de concreto da estação, a falta de espaço do canteiro e sua proximidade em relação à via pública exigiram métodos executivos específicos para permitir o atingimento das metas de cronograma;
- A estação é composta de pilares com geometria bastante específica, cenário perfeito para a Forma Tekko ® SH, dimensionada com alto grau de detalhamento para auxiliar a equipe na montagem da estrutura, e já os Andaimes Modex® SH foram aplicados de forma a acompanhar todas as variações de medida da estrutura, respeitando o limite de espaço que o canteiro de obras dispunha. Detalhe: a estrutura principal, representando o corpo da nova estação, sendo erguida dentro do canteiro central da Avenida Ragueb Chohfi, em São Paulo.
‘’O principal desafio que a SH ajudou a superar foi o auxílio na elaboração de uma sequência construtiva que ajudasse o cliente a atingir as metas de cronograma, oferecendo soluções não convencionais. O Corpo da Estação foi executado “de cima para baixo”, começando pelas estruturas mais altas e, ao contrário do convencional, fazendo as inferiores posteriormente. A SH ofereceu equipamentos e soluções que permitem ao cliente a execução de serviços paralelos em diferentes pontos da estrutura, acelerando o processo de construção e encurtando o cronograma. ’’ explicou Kleber Bittencourt, Gerente da Unidade SH São Paulo.
A estação Jardim Colonial ficará na região do Iguatemi e com a sua instalação, a Linha 15-Prata tendo seu trecho concluído, terá ao todo 14,6 km de extensão e 11 estações, desde a Vila Prudente, passando pelos bairros São Lucas, Sapopemba e São Matheus. A construção da estação ajudará a reduzir o tempo de viagem da região do Iguatemi até o Centro em mais de 40%, passando de 74 para 40 minutos.
“A presença full time do Assistente Técnico Jurandir Oliveira na obra foi imprescindível para o sucesso e cumprimento do cronograma por parte do cliente. Com uma pessoa in loco foi possível mitigar demandas, solucionar e sanar de forma rápida as dúvidas do cliente durante o processo construtivo.”, contou André Santos, Supervisor de Assistência Técnica da Unidade SH São Paulo.
A obra iniciou em Junho (2019), com o atendimento SH iniciado em Agosto (2019). O fornecimento da SH está previsto até Julho desse ano (2020), com entrega da estação Jardim Colonial prevista para 2021.
Equipe SH envolvida no Projeto:
Gerente Unidade SH São Paulo: Kleber Bittencourt
Supervisor de Contratos Unidade SH São Paulo: Marcelo Carvalho
Supervisor Assistência Técnica Unidade SH São Paulo: André Santos
Assistente Técnico Unidade SH São Paulo: Jurandir Oliveira
Projetista Unidade SH São Paulo: Fellipe Saraiva