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Em busca de produtividade, fôrmas evoluíram nas últimas décadas

7 de agosto de 2015

Reportagem: Marcelo De Trói – Portal doa Equipamentos

Com advento do concreto armado, as fôrmas ganharam papel crucial não só na arquitetura e engenharia, mas também numa gestão de obras produtiva

Estima-se que as primeiras construções tenham surgido por volta de 8 mil anos antes da Era Cristã. Com os gregos e os povos romanos, as técnicas de construção foram se aprimorando com a criação de materiais e argamassas cada vez mais resistentes. Pesquisas mostram que o concreto já era usado por volta do século IV a.C.

Depois de centenas de anos de evolução, o concreto armado, junto com a arquitetura moderna no século XX, dominou os processos construtivos em quase todas as partes do mundo.

As fôrmas são cruciais nesse processo. Elas modelam e dão fôrma a qualquer peça em concreto, além de atender às exigências arquitetônicas e muitas vezes estruturais de dimensões e formatos. Dessa maneira, garantem o posicionamento e harmonia de acordo com a complexidade das peças estruturais.

Elemento provisório, as fôrmas de concreto evoluíram nas últimas décadas. Da madeira serrada, passando pelas chapas de madeira revestida, hoje também existem fôrmas de aço, alumínio, de plástico e até de papelão.

A SH Fôrmas, uma das líderes de mercado no Brasil, teve origem no final dos anos 60. Erick Barros, engenheiro de desenvolvimento da SH, diz que a fabricante sempre busca inovações. “Há dois anos, trabalhamos com o Sistema Multiform que atende às geometrias mais complexas”, explica.

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O Multiform SH é um sistema de fôrmas desenvolvido para obras pesadas como complexo de barragens, no setor da infraestrutura e industrial. A montagem é feita pelos próprios operários das obras sob a instrução de técnicos da SH, sem necessidade de especialização ou treinamento prévio. Esse sistema foi utilizado, por exemplo, na obra da duplicação da rodovia Ayrton Senna no acesso ao aeroporto de Guarulhos.

“Também destaco o sistema de escoramento de alumínio que é leve e com capacidade elevada de carga”, explica Erick. O sistema tubular suporta até 13,5 toneladas por poste em condições adequadas de projeto e conta com um sistema chamado Lumisystem. “É um produto voltado para o mercado de infraestrutura e é bastante utilizado para construção em obras com pé direito alto e cargas elevadas como viadutos, estádios esportivos, edificações industriais e obras pesadas de infraestrutura como hidrelétricas, termelétricas, portos, ferrovias entre outras”, completa o engenheiro.

A SH também conta com o sistema de mesa deslizante, ideal para execução de grandes lajes. Ele é formado por um conjunto de perfis castelados e treliças apoiado sobre consoles especiais que retransmitem toda a carga de concretagem aos pilares da obra. A montagem da mesa é feita no solo (que deve ser nivelado) e em local próximo a estrutura a ser construída, assim evita-se grandes movimentações dentro do canteiro.

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