Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos Acompanhe tudo que acontece na SH.

Linha 4 do Metrô conta com soluções para contenção de água

22 de julho de 2015

Com o objetivo de reestruturar o sistema de transporte das regiões Sul e Oeste do Rio de Janeiro, desde 2013, a Cidade do Rio passa por obras de ampliação dos serviços metroviários das regiões. Com isso, a Linha 4 do Metrô deverá transportar aproximadamente 300 mil pessoas por dia. Serão seis novas estações: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; Gávea; São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. O custo total do projeto é de R$ 8,5 bilhões.

A obra está sendo executada pela Concessionária Rio Barra que é formada por dois outros consórcios. O trecho Oeste, entre o Jardim Oceânico e a Gávea que somam quase 12km, está sendo construído pelo consórcio Construtor Rio Barra formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura, Carioca Engenharia, Cowan e Servix. Já as obras entre Ipanema e Gávea, na Zona Sul da cidade estão sendo feitas pelo consórcio Linha 4 Sul composto pelas empresas Odebrecht Infraestrutura (líder), Carioca Engenharia e Queiroz Galvão. Nesse trecho está sendo utilizado o Tunnel Boring Machine, conhecido como Tatuzão. Fabricado pela Herrenknecht, é o maior desse tipo já trazido para o Brasil. Medindo 11,46 m de diâmetro, equivalente a um prédio de quatro andares, com 120 metros de comprimento e pesando 2 mil toneladas.

Um dos equipamentos utilizados na obra é o Concreform SH, o sistema de fôrmas garantiu a execução das paredes dos túneis e permite a redução de até 70% da mão-de-obra necessária para montagem e desmontagem da fôrma. Além dele, a concessionária conta com as soluções do Tekko e o Multiform que atuam na contenção das águas do lençol freático. Para o acesso, as escadas modulares Modex oferecem segurança para fluxo de pessoal da obra.

Jaime Castro, supervisor da assistência técnica da SH, conta como a solução da SH atuou em uma importante fase da obra: “Considerando a instabilidade do solo, uma grande área foi submersa com água para dar continuidade a passagem do TBM (Tatuzão). Para garantir que a água não vencesse os limites da área, a SH forneceu escoramentos com Multiform  para as paredes de contenção. Foi um grande desafio uma vez que não poderia ter erros, tínhamos uma grande carga atuando sobre nossos equipamentos. O evento ocorreu e usamos toda engenharia na solução e no acompanhamento In Loco”, comemorou Jaime.

IMG_8131 (2448 x 1836)

Segundo o consórcio, a conclusão de toda a Linha 4 está prevista para dezembro de 2015, para que sejam iniciadas as fases de comissionamento e operação assistida. Dessa forma, o empreendimento, cujas obras foram iniciadas em junho de 2010, deverá começar a operar comercialmente em março de 2016, a tempo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

IMG_8135 (2448 x 1836)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Vai utilizar Escoramentos no seu projeto? Veja antes esse material exclusivo da SH

14 de maio de 2021

Confira informações sobre avaliação de cargas e boas práticas para desforma do concreto. Você sabe que quando uma obra se inicia é muito importante ter em mãos informações que auxiliem nas tomadas de decisão. Pensando em auxiliar você no assunto de Escoramentos de estruturas de concreto armado, criamos uma cartilha com informações sobre boas práticas […]

Ampliação da Rocha Terminais Portuários e Logísticos no Porto de Paranaguá conta com execução do sistema Multiform SH®

10 de maio de 2021

A SH, líder no fornecimento de formas, andaimes e escoramentos no Brasil, está fornecendo soluções para a obra Rocha Terminais Portuários e Logísticos, da Zortéa Construções Ltda. Localizada no Porto de Paranaguá, no Paraná, a obra versa a construção de túneis para armazéns no complexo da Rocha Terminais Portuários e Logísticos. Conhecido como o maior […]

Segunda MasterClass SH de 2021 retratou sobre Escoramento e Reescoramento

30 de abril de 2021

Em 2021 a SH retomou aMasterClass SH, uma série de lives que acontecem uma vez por mês, onde a SH convida nomes de referências do mercado na área de engenharia, trazendo assuntos técnicos de grande interesse e importância para a área. Nessa segunda MasterClass, que aconteceu no dia 14 de abril, o assunto escolhido foi […]