Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos Acompanhe tudo que acontece na SH.

Obra do Hospital Materno Infantil da Serra, no Espírito Santo, tem auxílio de soluções SH

2 de julho de 2021

Spread the love
Spread the love

O Hospital Materno Infantil da Serra, inaugurado no mês de abril, foi projetado para ser o maior hospital infantil do Espirito Santo com uma estrutura grandiosa e moderna e atualmente está atendendo pacientes em tratamento contra a Covid-19.

O projeto foi conduzido pelo cliente Envix Engenharia Ltda e a contratante foi o Consórcio Wlamidan e a SH, presente no mercado há mais de 50 anos, auxiliou no fornecimento de formas, andaimes e escoramentos.

Passando a fase mais crítica da Covid-19, o Hospital Materno abrirá como maternidade. A unidade, que possui três pavimentos, atenderá 8.700 gestantes por ano, além de realizar 725 partos por mês. Ao todo serão 176 leitos, distribuídos em materno, infantil e UTIN (recém-nascido).

Com um investimento de cerca de R$ 100 milhões, metade do valor está sendo arcado com recursos próprios da prefeitura, e o restante sendo custeado pelo Governo Federal e convênios do Governo Estadual.

A obra, que conta com Blocos de A a F, possui uma arquitetura inovadora com grandes vãos e balanços, principalmente no Bloco A, que conta com uma estrutura mista de concreto armado e estrutura metálica.

A obra contou com mais de 250 toneladas de equipamentos, distribuídos em Topec® SH, Torre de Carga LTT, Concreform SH®, Andaime Fachadeiro ®SH, Forma para Pilar Circular® e Escora Metálica Lume, que atuaram da seguinte forma:

– Solução Topec® SH para lajes, exceto o auditório no Bloco A;

Concreform SH® para pilares retangulares;

Forma para Pilar Circular® para pilares circulares;

Andaime Fachadeiro ®SH para trabalho em fachadas;

Escora Metálica Lume para reescoramento.

O maior desafio dessa obra foi a execução do auditório do Bloco A, onde o mesmo possuía um pé direito de 14,5m em estrutura elíptica e inclinada com vigas de seção de 200x80cm e laje de 18cm, com diversas interferências em níveis intermediários que impediam uma paginação homogenia do escoramento.

“Essa obra tinha um projeto arquitetônico bem moderno e com grande volume de frentes de trabalho com diversas soluções SH, o que gerou uma gama de mais de 100 projetos no total e 250 toneladas de equipamentos em obra. O auditório do Bloco A foi um desafio à parte pela geometria e robustez dos elementos concomitante com o pé direito alto, o que acarretou e um grande desafio de projeto, que conseguimos realizar com êxito.”

Giancarlo Pina – Projetista da Unidade SH Espírito Santo.

Essa obra começou muito antes da fundação e junto ao cliente pensamos e planejamos todas as etapas de execução, definimos a sequência da obra de maneira que pudéssemos racionalizar o uso dos equipamentos e aumentar seu número de utilizações. Feito isso, nosso time conduziu a obra em diante junto ao cliente com muita habilidade, respeitando o planejado, acompanhando os números e levando soluções de engenharia para facilitar a tomada de decisão do nosso cliente à medida que a obra ia avançando.”

Yuri Borgo – Gerente da Unidade SH Pernambuco.

Para uma obra como essa, de grande porte e com grandes frentes de trabalho, o sistema de gestão de material em obra da SH proporcionou um controle eficiente de remanejamentos e gestão de equipamentos em obra que garantiram uma execução enxuta e transparente, bem como o portfólio de equipamentos que a SH possui, que permitiram solucionar os desafios com equipamentos adequados para cada situação existente.

Confirma as informações Técnicas da Obra:

– Área do terreno: 25.711,85 (equivalente a dois campos e meio de futebol);

– Área construída: 15.945,00 m²;

– Área livre: 10.977,51 m² de área livre composta de estacionamento e paisagismo;

– Automação predial: monitoramento e controle da temperatura da água, do ar condicionado, elevadores, acessos e segurança.

– Utilização de água de chuva (reuso) para vasos sanitários, limpeza externa e para jardins;

– Uso de água aquecida por energia solar;

– Área de vivência com cantina e jardins.

A obra iniciou em 2015 e foi finalizada em janeiro deste ano de 2021, onde a SH forneceu as soluções em engenharia desde o começo do empreendimento até sua conclusão.

Equipe SH que contribuiu com esse Projeto:

Supervisores de Contratos Unidade SH Espírito Santo: Yuri Borgo e Arnaldo Oliveira

Supervisor de Projetos Unidade SH Espírito Santo: Irene Oliveira

Projetista Unidade SH Espírito Santo: Giancarlo Gavazza

Assistência Técnica da Unidade SH Espírito Santo: André Santos e Sirlei Oliveira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Outubro Rosa e Novembro Azul: A importância do cuidado com a saúde!

18 de novembro de 2021

Spread the love

Spread the lovemoreNo mês de outubro, iniciamos a campanha de conscientização “Outubro Rosa”, que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao alertar mulheres sobre os cuidados com a saúde, estimula-se o autoexame e é ressaltada a importância de ir ao médico periodicamente para realizar mamografias. […]

Métodos e ensaios não destrutivos para a determinação da resistência do concreto jovem.

8 de novembro de 2021

Spread the love

Spread the lovemore No artigo anterior “A importância e as responsabilidades do escoramento e reescoramento para a saúde das estruturas”, introduzimos o conceito dos fatores relacionados à jovem resistência característica do concreto e o crescente módulo de elasticidade ao longo do tempo de cura do concreto fresco, e destacamos a importância de entender como o trabalho […]

SH Participa da obra do novo Hospital Unimed em Concórdia -SC.

8 de outubro de 2021

Spread the love

Spread the lovemoreA Unimed iniciou a obra do seu novo hospital, localizado às margens da rua Tancredo Neves, no bairro São Cristóvão, em Concórdia – SC. Além de ser altamente tecnológico e moderno, a estrutura foi totalmente idealizada para o atendimento de clientes de toda região do alto Uruguai Catarinense, transformando a saúde regional e […]