Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos Acompanhe tudo que acontece na SH.

Obras do novo sistema de captação no Rio Paraopeba conta com auxílio de soluções SH

12 de fevereiro de 2021

Spread the love
Spread the love

O projeto da estrutura do novo sistema de capacitação de água do rio Paraopeba diferencia-se de outras construções devido à sua complexidade do modo executivo

Com o rompimento da barragem no Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais, a captação e abastecimento de água das cidades de Contagem, Betim, Belo Horizonte e demais regiões tiveram que ser através de outros reservatórios: Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores.

Desde o rompimento da barragem em Brumadinho, a captação de água do sistema Paraopeba está inoperante em função da qualidade da agua misturada com os rejeitos. Dessa forma, a VALE está executando para a COPASA (Companhia de Abastecimento de Minas Gerais) uma nova captação a montante do Rio Paraopeba. 

A execução da obra está sendo realizada pela Salum Construções Ltda., que contratou o fornecimento de formas, andaimes e escoramentos da SH. Para a obra, foram utilizados os seguintes equipamentos SH: AS 240,  Andaime Modex® SH,  Concreform SH® , Perfil W310 e Escada Modular 325, que atuaram da seguinte forma:

Detalhe da Escada Modular 325 e passarela com Perfil W310

‘’Elaborar uma solução composta pelo Sistema AS 240, para a construção das paredes do novo sistema de capacitação de água do rio Paraopeba foi um dos grandes desafios da obra. Uma das premissas do projeto era elaborar uma solução que garantisse o acesso e a segurança dos trabalhadores, além do compromisso de que a obra fosse executada dentro do prazo esperado e com alta produtividade’’, explicou Alexandre Custódio, Supervisor de Assistência Técnica Unidade SH Minas Gerais.

AS 240 sendo içado, uma de suas principais vantagens

O projeto da estrutura do novo sistema de capacitação de água do Rio Paraopeba diferencia-se de outras construções devido à sua complexidade do modo executivo, onde a  estrutura que chegava a uma altura de aproximadamente 16,5m. Por esse motivo, a SH Formas foi demandada a elaborar um projeto bem estruturado em AS 240 que tem a função de forma para parede e andaime suspenso. Essa solução envolveu uma movimentação atípica de equipamentos onde módulos de formas e andaimes eram içados por guindastes sem a necessidade de desformar e remontar todo de conjunto AS 240.

Posicionamento dos módulos com AS 240

Diante da alta complexidade da obra, foram elaborados e readequados projetos técnicos para atender as intercorrências que apareciam ao longo da obra. Além disso,  o acompanhamento diário do profissional da área técnica da SH Formas junto à equipe de montagem da Salum Construções,  foi fundamental, para sanar dúvidas em relação à solução proposta.

 

“Foi um grande aprendizado fornecer uma quantidade expressiva de equipamentos para atender as particularidades de um projeto ousado, com segurança, agilidade e alta performance. Além de ser uma obra de grande relevância para toda região metropolitana de Belo Horizonte.” , contou Carlos Rocha, Assistente Técnico Unidade SH Minas Gerais.

 

No pico da obra foram aproximadamente 250 toneladas de equipamentos SH. A obra, que teve início em Abril de 2020, finalizou no último mês, em Janeiro de 2021.

Equipe SH que contribuiu com esse Projeto:

Supervisor Comercial Unidade SH Minas Gerais: Pedro Lana
Projetista Unidade SH Minas Gerais: Amanda Rodrigues
Supervisora de Projetos Unidade SH Minas Gerais: Gabriela Pardini
Supervisor de Assistência Técnica Unidade SH Minas Gerais: Alexandre Custódio
Assistente Técnico Unidade SH Minas Gerais: Carlos Rocha

Entre em contato com a SH através do [email protected] ou 0800 899 8903 e solicite o seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Outubro Rosa e Novembro Azul: A importância do cuidado com a saúde!

18 de novembro de 2021

Spread the love

Spread the lovemoreNo mês de outubro, iniciamos a campanha de conscientização “Outubro Rosa”, que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao alertar mulheres sobre os cuidados com a saúde, estimula-se o autoexame e é ressaltada a importância de ir ao médico periodicamente para realizar mamografias. […]

Métodos e ensaios não destrutivos para a determinação da resistência do concreto jovem.

8 de novembro de 2021

Spread the love

Spread the lovemore No artigo anterior “A importância e as responsabilidades do escoramento e reescoramento para a saúde das estruturas”, introduzimos o conceito dos fatores relacionados à jovem resistência característica do concreto e o crescente módulo de elasticidade ao longo do tempo de cura do concreto fresco, e destacamos a importância de entender como o trabalho […]

SH Participa da obra do novo Hospital Unimed em Concórdia -SC.

8 de outubro de 2021

Spread the love

Spread the lovemoreA Unimed iniciou a obra do seu novo hospital, localizado às margens da rua Tancredo Neves, no bairro São Cristóvão, em Concórdia – SC. Além de ser altamente tecnológico e moderno, a estrutura foi totalmente idealizada para o atendimento de clientes de toda região do alto Uruguai Catarinense, transformando a saúde regional e […]