Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos Acompanhe tudo que acontece na SH.

Pilares e vigas de estação da Linha 13 contam com solução mista de fôrmas

28 de abril de 2015

Nova linha de trens de São Paulo atenderá Guarulhos

São Paulo vai ganhar uma nova linha de trens até o fim de 2016. As obras para construção da Linha 13 – Jade já começaram e a primeira estação das três a serem construídas já está sendo erguida. Trata-se da nova estação em Engenheiro Goulart, ela será responsável pela ligação entre as linhas 12, já existente, e 13.

IMG_20150220_152510931_HDR (3120 x 1755)

A nova linha terá aproximadamente 12.2km e tem como objetivo atender o munícipio de Guarulhos, que ainda não tem sistema de transporte público ferroviário, além de criar um novo modal de acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo. A linha Jade será composta pelas estações Engenheiro Goulart, Guarulhos Cecap e Aeroporto de Guarulhos. A estimativa é que sejam transportados cerca de 120 mil passageiros por dia. O investimento para a construção da linha é de R$ 1,8 bilhão.

O Consórcio HFTS, que é responsável pela construção dos lotes 1 e 3, contará com as soluções das formas Tekko® SH e Concreform® SH para execução de pilares e vigas. O arquiteto Rogério Uliana, supervisor de contrato da obra, conta como e porque as fôrmas foram optadas nesse caso. “A obra conta com pilares oblongos com geometria única em concreto aparente, neste caso a fôrma de madeira poderia comprometer o acabamento. Por isso, ao estudarmos a obra, propusemos uma solução mista, aplicando fôrmas circulares metálicas em conjunto com as fôrmas Tekko ® SH”.

Pilares oblongos têm como característica uma geometria específica onde seu desenho, em planta, se dá através de dois semicírculos, estendidos por um segmento de reta.
IMG_20150427_095611641_HDR (2080 x 1170)

Além disso, o LTT e LTT Extra, Cimbramentos metálicos e o SH 20 (de madeira) serão utilizados no escoramento das estruturas da estação. Já para acesso, a solução será com Modex® SH e a Escada Modular Modex® SH.

Saiba mais sobre as soluções para esta obra: Tekko® SH,Concreform® SHLTT e LTT ExtraModex® SHEscada Modular Modex® SH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Vai utilizar Escoramentos no seu projeto? Veja antes esse material exclusivo da SH

14 de maio de 2021

Confira informações sobre avaliação de cargas e boas práticas para desforma do concreto. Você sabe que quando uma obra se inicia é muito importante ter em mãos informações que auxiliem nas tomadas de decisão. Pensando em auxiliar você no assunto de Escoramentos de estruturas de concreto armado, criamos uma cartilha com informações sobre boas práticas […]

Ampliação da Rocha Terminais Portuários e Logísticos no Porto de Paranaguá conta com execução do sistema Multiform SH®

10 de maio de 2021

A SH, líder no fornecimento de formas, andaimes e escoramentos no Brasil, está fornecendo soluções para a obra Rocha Terminais Portuários e Logísticos, da Zortéa Construções Ltda. Localizada no Porto de Paranaguá, no Paraná, a obra versa a construção de túneis para armazéns no complexo da Rocha Terminais Portuários e Logísticos. Conhecido como o maior […]

Segunda MasterClass SH de 2021 retratou sobre Escoramento e Reescoramento

30 de abril de 2021

Em 2021 a SH retomou aMasterClass SH, uma série de lives que acontecem uma vez por mês, onde a SH convida nomes de referências do mercado na área de engenharia, trazendo assuntos técnicos de grande interesse e importância para a área. Nessa segunda MasterClass, que aconteceu no dia 14 de abril, o assunto escolhido foi […]