Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos Acompanhe tudo que acontece na SH.

SH Presente em obra de Saneamento no Ceará

4 de maio de 2022

A Smart City Laguna é uma cidade inteligente que está localizada em Croatá, São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do Ceará. O objetivo de uma cidade inteligente é alcançar a sustentabilidade, maior segurança e qualidade de vida, visando a redução de custos de seus moradores. Através da tecnologia da informação e comunicação, são selecionados produtos e conceitos inteligentes disponíveis atualmente no mundo, para integrá-los na construção de uma cidade e demonstrar como a inovação tecnológica pode tornar a vida das pessoas mais econômica, sustentável e socialmente inclusiva.

Os princípios ESG abordam a sustentabilidade ambiental, social e econômica ao longo da trajetória de empresas. Não apenas evitando, mas combatendo a deterioração do meio ambiente. Criada a partir de um acordo entre os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, a Agenda 2030 consiste em um plano de ação que abrange as três dimensões do desenvolvimento sustentável. Nele, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17 tópicos interligados que englobam as principais dificuldades de desenvolvimento para a população mundial.

Um dos objetivos é relacionado ao acesso de água potável e saneamento para toda a população. No Brasil, a falta de saneamento básico é um desafio histórico. Atualmente, cerca de 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada e quase metade da população não tem acesso à coleta e tratamento de esgoto. Esses dados são extremamente preocupantes, tendo em vista a proliferação de doenças e danos à saúde pública. Com isso, foi implementado o novo marco do saneamento básico. Seu propósito é atrair investimentos privados para o setor, ajudando na universalização do tratamento e abastecimento de água no país. Em sintonia com esses objetivos e com a nova lei, a SH busca prestar serviços de excelência para nossos parceiros, priorizando medidas sustentáveis. Por isso, atua em diversas obras de saneamento, colaborando com o projeto de aumentar o acesso das pessoas a esse serviço fundamental.

A Smart City Laguna se destaca de outras smart cities (cidades inteligentes) por sua oferta de lotes a preços acessíveis. Apesar de remeter a um condomínio, o projeto é aberto. As ruas são largas e arborizadas, com áreas verdes. Com mais de 60 soluções inteligentes, sua infraestrutura de alto padrão necessita também de uma estrutura de saneamento excelente. Com esse objetivo, a SH atuou mais uma vez junto à SG Desenvolvimento Urbanístico e Imobiliário na construção de um sistema de tratamento de esgoto para a cidade inteligente, composto por uma série de reservatórios.

O sistema de tratamento de águas residuais será realizado a partir do aproveitamento de águas pluviais. Além disso, conforme a ocupação dos lotes, serão adotados diversos serviços, como o de mobilidade, coleta inteligente de lixo, aproveitamento de energia solar, monitoramento da qualidade do ar e da água, redes inteligentes de eletricidade e água, iluminação pública inteligente e até mesmo hortas compartilhadas.

A obra foi iniciada em dezembro de 2021 e tem previsão de entrega no mês de abril de 2022. A SH participa da obra oferecendo diversos equipamentos e diferenciais, como assistência técnica presente, soluções de formas metálicas que permitem a movimentação mecanizada e agendamento logístico programado. Contamos com mais de 50 toneladas de equipamentos na obra, entre eles:

Formas Concreform

Estão sendo utilizados 306m² do sistema de Formas Concreform para a concretagem das paredes.

Sistema LTT

São 27 toneladas do sistema LTT para Escoramento dos fundos de laje e mais 15 toneladas para Escoramento e acesso na montagem das Formas das paredes dos reservatórios.

Diante da proporção dessa obra e da necessidade de aumento da produtividade, o cliente solicitou que a movimentação das Formas fosse mecanizada por meio de uma grua ou guindaste. Apesar de ter sido um dos maiores desafios relatados pelo cliente, nosso time de projetos da SH desenvolveu a solução ideal, conseguindo atender ao pedido prevendo em projeto o içamento de 10m² de painel Concreform, de uma única vez.

Fábio Júnior, um de nossos supervisores de contrato que está atuando na obra do Smart City Laguna, deu seu depoimento sobre a participação da SH nessa obra:

“É muito gratificante poder participar de obras dessa magnitude, sabendo que sua funcionalidade vai beneficiar seus usuários por vários anos. Fico entusiasmado em conseguir atender as necessidades do cliente, oferecendo uma solução que alia segurança e produtividade, além do acabamento que o sistema de Formas Concreform SH proporciona.”

 

 

Equipe SH que contribuiu com esse Projeto:

Projetista – Indemberg Alves

Projetista – Asafe Rodrigues

Assistente Técnico – Edson Ferreira

Supervisora de Projetos – Marcia Albuquerque

Comercial – Fábio Júnior

Gerente – Paulo Portela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

SH entrega tecnologia para o projeto JK SQUARE

28 de junho de 2022

Atuar com engenharia é saber que sempre vai haver um momento em que sua empresa vai ser desafiada a buscar novas soluções para atender ao mercado. Foi este o sentimento de toda a equipe quando a Engeform Engenharia procurou a SH para o projeto JK Square. O Case JK Square Situado no coração do Itaim […]

Vantagens da utilização de treliças espaciais para acessos e escoramentos de estruturas na construção civil.

20 de dezembro de 2021

Créditos: Miguel Costa – Coordenador Técnico da SH em Parceria com Minerva Civil UFRJ As treliças estão presentes em muitos locais e métodos construtivos em todo o mundo. Ainda assim, normalmente passam desapercebidas aos olhos da população em geral e acabam sendo confundidas como um elemento arquitetônico qualquer, sem receber seu devido crédito estrutural. Provavelmente […]

Outubro Rosa e Novembro Azul: A importância do cuidado com a saúde!

18 de novembro de 2021

No mês de outubro, iniciamos a campanha de conscientização “Outubro Rosa”, que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao alertar mulheres sobre os cuidados com a saúde, estimula-se o autoexame e é ressaltada a importância de ir ao médico periodicamente para realizar mamografias. Você sabia […]