Construção Inovadora do Viaduto em Boa Vista, Baixo Guandu-ES: SH Supera Desafios para Aprimorar Mobilidade Urbana
A Vale deu início à construção de um viaduto no bairro Boa Vista, Baixo Guandu-ES, como parte de seus compromissos após a renovação da concessão ferroviária em 2020. O projeto visava otimizar o trânsito e reforçar a segurança na Estrada de Ferro Vitória a Minas, trazendo impactos positivos para a mobilidade urbana e infraestrutura viária da região.
A SH desempenhou um papel crucial ao longo de aproximadamente 7 meses, fornecendo soluções e equipamentos de alta qualidade. Essa colaboração foi essencial para o sucesso e eficiência da construção, resultando em melhorias significativas na região e na qualidade de vida da comunidade local.
O desafio central da obra estava relacionado ao escoramento das abas do viaduto, com um vão-livre de 14 metros e um pé direito de 7,5 metros. A peculiaridade do projeto exigiu alternativas criativas de escoramento, uma vez que não era permitido utilizar a longarina como suporte, o que adicionou complexidade ao desafio.
A equipe de engenharia superou essa limitação ao utilizar uma variedade de equipamentos especializados, incluindo treliças SH100, Modex SH, CF SH, formas circulares, New Jersey SH, LTT SH e escadas 325 SH. Essa abordagem integrada e personalizada atendeu aos requisitos específicos da obra, garantindo estabilidade estrutural e conformidade com as restrições impostas.
A solução engenhosa encontrada destacou a capacidade da equipe de engenharia em enfrentar desafios complexos e encontrar soluções inovadoras. A construção do viaduto não apenas aprimorou a infraestrutura local, mas também demonstrou o comprometimento da SH em superar obstáculos para alcançar o sucesso em projetos desafiadores.
Confira o depoimento do Engenheiro Responsável Allan da Fortes Engenharia sobre a parceria com a SH:
“Durante a obra do Viaduto de Baixo Guandu/ES x Aimorés/MG sobre a Ferrovia Vitória Minas com 63 metros de extensão, a Fortes contou com a parceria da SH Formas na resolução de um grande desafio: A busca por um sistema de cimbramento para vencer um vão de 14 metros sobre a ferrovia, sem a utilização de estrutura apoiado no solo, pois não poderíamos interromper o fluxo dos trens em nenhuma das duas linhas existentes.
Após muita discussão e visitas em campo da equipe Tecnica da SH, chegamos a proposta modular com torres de apoio e treliças, que se mostrou uma grande solução, pois precisávamos de um sistema que fosse rápido tanto para montar quanto para desmontar, pois durante a montagem dos módulos das treliças, a operação da ferrovia nos concedeu apenas duas horas de interrupção de fluxo de Trens nas duas linhas da ferrovia. Parabéns a toda equipe SH que participou e nos ajudou a vencer esse grande desafio.”
Além disso, é importante destacar que a conclusão dessa obra não só contribuiu para a modernização da infraestrutura ferroviária, mas também reforçou o compromisso da SH em promover o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atua, proporcionando melhorias duradouras na qualidade de vida e na mobilidade urbana da região.
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