O Lume Residencial, empreendimento que fica em Barra Bonita, região do Recreio, no Rio de Janeiro, está sendo erguido pela Tegra Engenharia, em parceria com a Formal Construtora, e com auxílio de soluções SH para o projeto. O Residencial fica a 50m do Recreio Shopping e próximo ao América Shopping, e conta com uma área verde de 1,718m², distribuídas entre áreas de lazer e comodidades para os moradores.
‘’O maior desafio dessa obra foi gerenciar um grande fluxo de informações, equipamentos e projetos em frentes de trabalho diferentes, acontecendo simultaneamente, com algumas soluções fora do cotidiano por conta de estratégias de execução adotadas. É uma obra que tem os primeiros 02 tetos (térreo e garagem) com 2.300m² cada, e o cliente Tegra, junto a Formal Construtora, decidiu iniciar pela Lâmina e dividir o restante do embasamento em duas etapas (A e B), o que exigiu três frentes de serviço distintas.’’, explicou Débora Santana, Supervisora Comercial da Unidade SH Rio de Janeiro.
A execução desse projeto conta com os seguintes equipamentos da SH: Formas Concreform SH® para a fundação (blocos), escoramento de Lajes e Vigas, travamentos de Pilares e Vigas, e Escoras SH® para reescoramento, além de Andaime Modex® SH para auxiliar na concretagem dos pilares.
‘’ A obra em questão foi excepcional devido à decisão do cliente de dividir a obra em trechos, transformando a obra e o projeto em três frentes de trabalho. Os maiores desafios foram: trabalhar com equipamentos específicos que atendessem aos três trechos, a possibilidade de um remanejamento futuro de materiais e a administração do retardo que a obra sofreu na execução do embasamento, gerando um desafio no teto do G3 em que todas as varandas, de praticamente todo o perímetro, precisaram ser executadas com o escoramento em balanço. ’’ acrescentou o Engº Rafael de Oliveira, Projetista da Unidade SH Rio de Janeiro
Para obra, os equipamentos SH auxiliaram da seguinte forma:
- Formas e escoramentos para cisterna, com a solução Concreform SH®;
- Plataforma de trabalho em balanço com perfis para atender a cremalheira nos pavimentos do G2 e G3.
‘’No decorrer dos anos de parceria da Formal Engenharia com a SH, encontramos as melhores técnicas para redução de Mão de Obra, atreladas as melhores práticas atingindo diretamente nos prazos, segurança e qualidade alinhando e viabilizando custo com planejamento detalhados. São feitos relatórios e visitas Técnicas da SH nas obras semanalmente para aferição de montagens, zelo com equipamentos e satisfação do cliente final. ’’ contou Abedio Soares – Engenheiro da Formal Engenharia.
‘’Devido à velocidade da obra, tivemos que caminhar totalmente alinhados, principalmente os setores de Assistência Técnica, Projetos e Logística para melhor atender nosso cliente. A equipe de Projetistas também foi fundamental para complementar alguns pontos do projeto. Enfim, conseguimos perceber os problemas do cliente, e apresentamos soluções completas com a transparência de sempre, vencendo as dificuldades e trabalhando com previsões reais. Parabéns ao trabalho de toda a equipe!’’ complementou Rafael de Oliveira, Projetista da Unidade SH Rio de Janeiro.
Com aproximadamente 200 toneladas de equipamentos SH no pico da obra, a construção do empreendimento, iniciado em fevereiro de 2020, tem previsão de término para outubro de 2020.