A obra de reconstrução do pontilhão, localizado sobre o Rio Tamanduateí, em Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, está recebendo soluções em escoramentos SH em parceria com Dp Barros Pavimentação e Construção LTDA. A estrutura era utilizada como retorno e ficava embaixo do viaduto Grande São Paulo, entre as avenidas Professor Luiz Inácio de Anhaia Melo, no sentido Ipiranga, e Doutor Francisco Mesquita. Após a queda no final de 2015, a obra tornou-se emergencial devido a importância da ponte para o tráfego paulista.
O tempo apertado para a execução do projeto e o acesso à pequena ponte foram os obstáculos para as equipes envolvidas. Segundo o Engenheiro e Gerente Comercial da SH, Marcelo Carvalho, as primeiras soluções em escoramentos esbarraram nas especifidades de acesso da obra. “Observamos que seria impossível o lançamento de vigas pré moldadas com guindaste, pois o vão era de 30 m e a viga necessitaria de um guindaste de grande porte no qual não teríamos entrada fácil”.
Dessa forma, a solução ideal para vãos de até 30 m são as treliças SH300. Elas oferecem ajustes da contra flecha e possibilidade de trabalhar com momento negativo, por exemplo, e em situações hiperestáticas e em balanço. “Foi proposto a execução das vigas moldadas no local com sistema de treliça SH300 por cima, apoiada nas extremidades em torres de LTT Extra, Multiform SH® e Perfil W pendurados com Barra MF, que seguram os Perfis C12 na parte de baixo para servir de escoramento das vigas.”, explica Marcelo.
Foram utilizados 120 toneladas de equipamentos no pico da obra, ou seja, o momento de máxima utilização de estruturas metálicas. A estimativa é que a ponte já esteja pronta em Julho deste ano.
Outros equipamentos aplicados
Multiform SH®
Sistema de formas para parede, pilares, geometrias especiais, como pontes e viadutos, e estruturas complexas, como túneis e vãos maiores. O Multiform SH® pode ser configurado para uso como fôrma horizontal ou vertical, como estruturas metálicas para montagem de treliças e pórticos (aplicáveis no escoramento e fôrma de túneis), em estruturas tipo carro de pontes, em torres de carga e em diversas outras aplicações, podendo, inclusive, tomar a forma de consoles trepantes.
LTT Extra
Para saber mais sobre as torres de carga LTT Extra, acesse aqui.