No ano em que completa 55 anos, a SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções inovadoras para o setor de construção civil, foi reconhecida como Great Place to Work (GPTW), que aponta as melhores empresas para se trabalhar. Com 11 filiais no Brasil e uma no Paraguai, a SH possui um time de mais de 900 colaboradores e atendeu mais de 1160 obras por todo o país somente no ano de 2023.
Como uma marca empregadora, a SH valoriza seus funcionários e realiza ações de reconhecimento para colaboradores a partir do primeiro ano de casa e a cada cinco anos. A partir dos quinze anos de empresa, o funcionário recebe um voucher para escolher uma das experiências disponíveis na plataforma de um parceiro. Além disso, aposta em políticas de diversidade e inclusão oferecendo oportunidades de crescimento para mulheres, tendo 10% de mulheres em cargos de gerência e 56% na área administrativa da empresa. A conquista do selo GPTW reforça os compromissos da marca de seguir inovando no setor.
“Atuando em um mercado com vagas predominantemente preenchidas por homens, enxergamos a necessidade de mudar esse cenário pouco a pouco. Adotamos políticas que valorizem cada colaborador independente do gênero, mas abrimos espaço para que mais mulheres se desenvolvam e contribuam no crescimento da SH e do setor”, comenta Mônica Barciela, Gerente de recursos humanos da SH.
A corporação acredita no poder transformador da educação e investe no desenvolvimento de seus colaboradores. Com uma “Política de Educação”, oferta bolsas de estudo de até 50% para cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação/MBA e de idiomas para colaboradores elegíveis.
Com o Programa “Carreiras em Construção”, são concedidas bolsas de estudo de até 100% em cursos técnicos para colaboradores das áreas operacionais, resguardados também os critérios de elegibilidade. Em 2024 foram mais de 35 funcionários contemplados.
Histórias Inspiradoras SH:
Anderson Fritz, Diretor Administrativo Financeiro da SH, iniciou sua jornada na SH em 1994 como estagiário na área administrativa. Inicialmente rejeitado devido a um conflito de horários com a UFRJ, foi chamado de volta pela Ruth, atual CEO, que flexibilizou o horário, permitindo que sua história na SH começasse.
“Intrigado com o excesso de atividades manuais, incentivei a integração de tecnologia na organização, colaborando com o engenheiro Rodrigo Depp, onde aprendi bastante. Em 1997, fui o primeiro colaborador a ter uma pós-graduação totalmente custeada pela SH, no IBMEC. Trabalhei na unidade do Rio de Janeiro até 2002 como Supervisor Administrativo, papel que me preparou para liderar o desenvolvimento do sistema central da empresa. Assumi a Direção Administrativo-Financeira em 2006 após uma reestruturação. Desde então, cresci significativamente, aprendendo com os acertos e erros. Ao longo dos anos, formei profissionais e contribuí para que a SH mantenha sua referência no mercado. Mesmo após 30 anos, minha dedicação e alinhamento com os valores da SH me mantém motivado”, afirmou Fritz.
Para Lucas Almeida Curado, Diretor de Operações Logísticas e Manutenção na SH, que começou sua jornada na SH há mais de 25 anos, a SH se destaca como uma empresa que realmente valoriza seus colaboradores, oferecendo um ambiente de trabalho acolhedor e inúmeras oportunidades de desenvolvimento.
“Na SH aprendi que o planejamento e a execução de cada projeto são fundamentais para alcançar os objetivos da companhia e, principalmente, dos nossos clientes. Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados, todos unidos por uma visão completa e abrangente do mercado da construção civil. É inspirador ver como cada membro da equipe, independentemente do cargo, trabalha com paixão e dedicação”, disse.
Segundo ele, a SH preza por uma cultura organizacional que promova o bem-estar e o crescimento de todos. “Somos incentivados a buscar constantemente novas soluções e tecnologias, o que nos permite estar à frente no setor. Essa abordagem inovadora nos garante não apenas entregar projetos de qualidade, mas também contribuir significativamente para o desenvolvimento da infraestrutura das regiões onde atuamos”, concluiu.
Cultura de valorização humana
A Coordenadora Administrativo e de Planejamento da Produção, Judith Félix, acredita que um diferencial marcante da SH como marca empregadora é a cultura de valorização humana. Segundo ela, desde o treinamento inicial até as oportunidades de crescimento dentro da empresa, todas as etapas da carreira foram cuidadosamente acompanhadas por um time dedicado a apoiá-la.
“Aqui na SH, o sucesso individual é uma extensão do sucesso coletivo, e essa mentalidade faz toda a diferença. Quando entrei na empresa há 10 anos, não poderia imaginar a magnitude das transformações que essa jornada traria para a minha vida. A SH é muito mais do que uma companhia de construção civil, é uma empresa que se importa genuinamente com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Logo nos primeiros meses, fui impactada pelo ambiente de trabalho colaborativo e pelo compromisso com a excelência. Temos lideranças inspiradoras que incentivam o aprendizado contínuo e a inovação em cada projeto que assumimos. Isso, sem dúvida, contribui para os resultados grandiosos que alcançamos em campo”, afirmou.
Responsabilidade Social e inovação também são pilares importantes da companhia. “Estar na SH significa também fazer parte de uma empresa que tem um olhar atento ao impacto social. A responsabilidade social é parte integrante da nossa missão, e é inspirador ver como projetos que promovem inclusão e sustentabilidade recebem atenção e investimento constantes. Outra característica que me encanta é a integração tecnológica. Estamos sempre na vanguarda com ferramentas e processos modernos que não apenas facilitam o nosso trabalho, mas também nos posicionam como líderes do setor”, concluiu.
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