Confira a matéria realizada pelo Engenheiro Cláudio Oliveira Silva e pelo Geólogo Arnaldo Forti Battagin, ambos da Associação Brasileira de Cimento Portland, para a revista Concreto & Construções, da IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto.
A influência da temperatura do cimento na do concreto e recomendações para prevenir a fissuração.
“A influência da temperatura do cimento no aumento da temperatura do concreto é muito pequena, sendo isso comprovado por estudos experimentais que indicam que é necessário um aumento de cerca de 10oC na temperatura do cimento para resultar num aumento de 1oC na temperatura da maioria dos concretos.
Apenas como referência de controle, a temperatura do cimento pode ser estabelecida em 70oC para o recebimento na obra. Entretanto, deve-se dar maior importância à temperatura dos agregados e da água de amassamento, caso o objetivo seja diminuir a temperatura inicial do concreto fresco.
Além da temperatura do concreto, o risco de fissuração envolve outras variáveis, tais como: velocidade de exsudação do concreto, temperatura ambiente, umidade relativa e velocidade do vento. A influência dessas variáveis deve ser avaliada em conjunto”.
Matéria completa no link: http://www.ibracon.org.br/publicacoes/revistas_ibracon/rev_construcao/pdf/Revista_Concreto_65.pdf