A escassez de mão de obra é um dos principais gargalos para que o mercado imobiliário atenda à demanda aquecida. Para reduzir riscos de ameaça à continuidade do crescimento do setor, as construtoras podem adotar processos que acelerem o ciclo produtivo, reduzam a necessidade de mão de obra e otimizem custos.
No dia 01 de setembro, Carlos Gama apresentará no ciclo de palestras da feira Concrete Show como funciona a laje plana tensionada, um sistema utilizado há mais de 40 anos em países como Estados Unidos e Canadá, e no Brasil, há mais de 12 anos. Com ele, é possível o tempo de execução de uma laje em cinco dias e a utilização de mão de obra em até 70%.
Isso porque o sistema possibilita a redução do número de pilares, consumo de aço e de fôrmas, e facilita o uso de outras tecnologias industrializadas, como o drywall, laje zero e fachadas pré-fabricadas. A palestra contará com o case da obra Península (DF), que será apresentado pelo engenheiro Daniel Pirajá, da Paulo Octávio Investimentos Imobiliários Ltda., e também com um estudo comparando os custos de execução de um mesmo projeto com diferentes opções de fôrmas para lajes planas.
Carlos Augusto Gama é Mestre em engenharia civil e estruturas pela PUC/RJ, ex-professor dos cursos de engenharia civil e arquitetura da UFES, e sócio gerente da MCA Estruturas, Carlos Gama já desenvolveu projetos estruturais de várias obras em todo o Brasil, entre eles: Shopping Victoria Mall/ES, Ceasar Tower/ DF, Novotel/ ES, Ed. Adm. Dos Correios/PR, Aracruz Celulose/ ES, Ponte sobre o Rio Jucu/ ES, Sistema de Abastecimento do Alto Forno da CST, entre outras.
Mais informações e inscrições: http://www.concreteshow.com.br/index.php?canal=eventos&pgID=150611-003322-55c01469
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!