Passarelas provisórias na Transbrasil evitam transtornos aos pedestres.
Execução do BRT na Avenida Brasil, RJ, conta com passarelas e rampas metálicas.
A Avenida Brasil, importante via expressa do Rio de Janeiro, receberá o corredor do BRT Transbrasil. A obra visa melhorar as questões de mobilidade urbana, interligando diversos bairros ao centro da cidade. Com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2017, o BRT Transbrasil vai ligar Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio ao longo de 28km e com capacidade para transportar até 820 mil pessoas por dia, segundo a prefeitura.
Para a execução da obra, o Consórcio Transbrasil, formado pelas construtoras Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS, conta com as soluções da SH para o fornecimento de aproximadamente dez passarelas em estruturas metálicas. A estrutura de acesso foi executada em Treliça SH 300 que garantiu a estabilidade, segurança e modulação necessária para vencer vãos de até 35 metros de comprimento. O Modex SH e o Lumisystem SH atuaram no escoramento e, nas rampas, a Torre de Carga LTT.
A SH também oferece outras soluções para o consórcio, como fôrmas e escoramentos para os viadutos Transcarioca 1 e Deodoro, que totalizam aproximadamente 20 mil metros quadrados de obras de arte. Para escoramento as soluções foram variadas devido às especificações da obra, sendo aplicados os perfis W200 apoiados em torres LTT Extra e perfis AL apoiados em treliças SH200 e SH300. Além disso, foi utilizado o sistema Concreform SH®, que garante agilidade e acabamento nas estruturas.
O engenheiro da SH, Irapuan Ramos, contou que as soluções de engenharia apresentadas pela a SH necessitavam atender a interface constante do executado com o provisório, além das limitações do canteiro de obras e o tráfego constante da Avenida Brasil, que não pode ser paralisado.
Saiba mais sobre as soluções da SH aplicadas nessa obra:
Por suas características, o Modex® SH é capaz de vencer qualquer desafio de altura e modulação, com extraordinária rapidez de montagem.Composto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada 50cm, o Modex® SH pode ser montado em qualquer dimensão e duas travessas fixadas em qualquer direção. Sua versatilidade permite a montagem da torre em formas circulares e poligonais, e sua utilização em qualquer modulação facilita a distribuição de carga.
O sistema de encaixes das travessas e diagonais confere ao conjunto estabilidade e absoluta segurança, permitindo também que a torre seja montada na horizontal e içada por grua até o seu posicionamento final.
Simples, a LTT permite a montagem de torres com modulações de 0,75 X 1,25m a 1,00 X 2,50m para carga de até 12 toneladas em qualquer altura. Carga admissível: cada poste da torre suporta até 3 toneladas.
Fabricado em alumínio, é um sistema fácil de montar, com travamento de cunhas nos quadros que dispensa ferramentas adicionais, e a possibilidade de usar os quadros nas quatro direções do poste, conjugando as torres.
Indicado para obras com o pé direto alto e cargas elevadas, como viadutos, estádios esportivos, edificações industriais e obras de infraestrutura.
Cada poste suporta até 13,5 toneladas, dependendo do espaçamento dos frames e a abertura do macha da escora. Pode ser montado na horizontal e içado posteriormente.
Sistema composto por painéis em chassis de aço galvanizado forrados com compensado plastificado, conectados com apenas três grampos que os unem e alinham simultaneamente, dispensando perfis extras. Leve e ao mesmo tempo rígido, pode ser movimentado manualmente ou com auxílio de grua.
Extremamente fácil de manusear, o Concreform SH ® permite a redução de até 70% da mão-de-obra necessária para montagem e desmontagem da fôrma.
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