Trabalhe Conosco

Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Bate-papo SH: Profissionalização do setor de locação

O mercado brasileiro de locação de máquinas e equipamentos para o setor da construção civil acompanha o comércio aquecido e registra crescimento acelerado nos últimos anos. A estimativa feita pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema) aponta que, do total de máquinas vendidas no país, 30% destina-se ao mercado de locação. Para atender a crescente demanda e ganhar vantagem competitiva, as empresas precisam se profissionalizar e oferecer serviços mais completos.

Gerson Willian, Gerente da unidade SH em Curitiba – PR, explica que os clientes estão mais exigentes e buscam soluções mais completas, não apenas alugar o equipamento. Gerson é um experiente profissional formado em Engenharia Civil na Universidade Positivo e formado também em Gestão Estratégica de Vendas na Faculdade Martinus, ambas em Curitiba – PR. Gerson trabalha na SH há quase vinte anos e desde que assumiu o cargo de gerente, cerca de seis anos atrás, a unidade paranaense apresenta grandes resultados.

Qual é o perfil do cliente das locadoras neste momento do mercado da construção civil?
Temos um cliente cada vez mais exigente, buscando serviços completos e de qualidade, com um preço justo. Querem soluções completas, projetos, assistência técnica, gestão de equipamentos, e não somente locar equipamentos. Os clientes mostram que possuem conhecimento e sabem buscar opções. Estão muito bem informados. Os profissionais que atendem à este mercado precisam se posicionar como consultores, solucionadores de problemas, conhecer bem as opções.

Como lidar com a concorrência cada vez mais acirrada considerando, inclusive, a participação de locadoras ilegais?
Justamente se adaptando e atendendo a esta demanda do mercado por serviços completos e de qualidade. Realmente, há empresas pouco profissionais no mercado, com equipamentos sucateados, utilizados e fabricados sem o rigor técnico que o segmento exige. Os sistemas de formas, andaimes e escoramentos precisam garantir qualidade às estruturas e, principalmente, segurança. Esta responsabilidade é fundamental nas empresas locadoras. Cabe às empresas sérias alertarem aos clientes sobre as empresas que não possuem esta responsabilidade.

Diante do crescimento do setor, as regras se tornaram mais rígidas?
A construção civil cresceu de forma acentuada nos últimos anos. E trouxe consigo regras, fiscalização, exigências mais rígidas, isto em termos de qualidade, segurança, meio ambiente e serviços. É saudável para o segmento, pois acaba por eliminar empresas que não se adaptam as estas exigências.

Qual a importância de desenvolver uma gestão de custos (mão de obra, materiais, transporte, estoque, etc?)
Fundamental, atualmente as margens são cada vez menores. Para que empresas fornecedoras e clientes tornem-se competitivos a gestão de toda a cadeia que envolve a locação precisa ter uma amplitude de soluções que envolva todos estes serviços suplementares, mão de obra, transporte, logística e etc.

Como as novas tecnologias apresentadas no mercado de locação estão fazendo a diferença para a construção civil?
O mercado de construção mostra-se muito dinâmico, migra de setor conforme as demandas econômicas variam. Já tivemos um boom imobiliário e atualmente o setor industrial e obras de infraestrutura mostram-se mais aquecidos. O mercado de locação precisa acompanhar esta dinâmica, adaptando equipamentos e serviços conforme a demanda apresentada. Seja em um setor ou em outro, agilidade, economia, redução de mão de obra e prazos são sempre necessidades latentes. Necessidades que são atendidas através de novas tecnologias, seja em equipamentos, seja em serviços ou, principalmente, em soluções técnicas.

O Planejamento Estratégico é importante para o setor ou é prioridade somente para as grandes locadoras?
Planejamento estratégico é importante para todo o setor. Mas as grandes locadoras precisam se preocupar com a distribuição, regionalização, volume de equipamentos e soluções diversas que possuem e, neste sentido, o PE mostra-se fundamental, extremamente necessário.

Quais os valores éticos que uma locadora precisa preservar?
Na SH temos valores sólidos, que realmente direcionam nossas ações. Considerando o alto nível de exigência que temos atualmente, valores como “Seja correto com o cliente”, “Encare e resolva logo os problemas” e “Quanto mais simples melhor” realmente fazem a diferença. Hoje, os clientes deste segmento precisam e exigem compromisso com a entrega, com a qualidade, prazos e serviços complementares (logístico, projetos e assistência técnica), valores que empresas sérias precisam respeitar.

Posts Relacionados

Dica de Ouro SH – Espaço para Leitura de Projetos

SH participa da construção do edifício Voxx 405 em Itapema/SC

Exclusive 275: SH contribui com soluções para obra em Itapema

Alameda Unique em Caruaru: Inovação e Eficiência

Método Construtivo: 6 Dicas Para Escolher o Ideal para a Sua Laje

Complexo Viário: Impulso na Infraestrutura do Espírito Santo

Categorias

A SH explica!

Artigos

Clipping

Eventos

Notícias

Obras

Digite aqui o que deseja procurar