No projeto foram utilizadas formas e estruturas metálicas SH
A SH, líder na locação de formas para concreto, andaimes, escoramentos metálicos em todo Brasil, está auxiliando a obra do Reservatório Elevado, apliação do sistema de Abastecimento de Água de São Miguel do Guamá que está sendo construído na cidade de São Miguel do Guamá, no Pará.
O projeto prevê a construção de 03 reservatórios com capacidade total de 540.000 litros, e tem o propósito de ampliar o abastecimento de água potável para alguns povoados da região de São Miguel do Guamá, pelo fato do município não ser atendido hoje pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o que dificulta ainda mais a solução.
Essa obra ocasionou um desafio: era fundamental convencer o cliente a mudar o método construtivo de madeira para material metálico, para que o resultado fosse o melhor possível, e a engenharia da SH provou o valor da mudança, vencendo mais esse desafio.
Por que trocar a madeira pelo equipamento metálico?
Além de sustentáveis, resistentes e produtivas, as formas e estruturas metálicas são muito versáteis, ou seja, podem ser aplicadas em vários tipos de construções, tanto de pequeno como de grande porte.
Vantagens:
- Tecnologia mais produtiva:
- Mais resistente;
- Sustentável.
A obra foi iniciada com formas e estruturas em madeira, mas a TB Engenharia Eirele optou por utilizar as soluções SH após receber a indicação dos benefícios dos equipamentos metálicos para a execução desse projeto, e conta com aproximadamente 39 mil toneladas no pico de fornecimento de equipamentos SH:
- Torres de Carga LTT e Perfis AL: para escorar as vigas e o reservatório;
- Formas Tekko ® SH: para execução dos pilares e parede do reservatório;
- Escoras Lume: para o reescoramento das vigas que já estavam prontas quando os equipamentos da SH chegaram na obra;
- Andaime Fachadeiro: para auxiliar na execução da montagem das formas da parede do reservatório.
‘’Participar desta obra está sendo enriquecedor, pois, como todas as experiências na vida, temos sempre algo novo a aprender. E gerou uma grande realização pessoal por me permitir compartilhar conhecimentos para alcançar a satisfação do cliente através de maior praticidade, qualidade e rapidez no andamento da obra.’’, contou Erika Souza, Assistente Técnica da Unidade SH do Pará.
A obra, que teve seu início em Junho de 2020, tem previsão de encerramento das estruturas em Agosto de 2020.
Colaboradores SH que contribuíram com esse Projeto:
Gerente da Unidade SH Pará: João Corvo
Supervisor de Contratos Unidade SH Pará: Arqtº Venicius Jesus;
Assistente Técnico Unidade SH Pará: Engª Erika Souza;
Projetista Unidade SH Pará: Filipe França.