Com a proposta de atender toda a demanda do mercado do Brasil e ainda exportar para outros países, a nova fábrica de celulose da Klabin, em Ortigueira – PR, terá capacidade para produzir, inicialmente, cerca de 1 milhão e 500 mil toneladas por ano de celulose de fibra curta, longa e fluff, utilizada na fabricação de fraldas e absorventes.
Em todo o projeto da obra, a SH fornece equipamentos para as empresas: Hochtief do Brasil, A YOSHII Engenharia, CONFAB, Cesbe S.A Engenharia e Empreendimento, Tarraf Construtora e Construtora Toda do Brasil S.A.
A nova unidade da Klabin será a maior fábrica do mundo a produzir, numa única linha, celulose de pínus e eucalipto. O uso das melhores tecnologias disponíveis fará com que a fábrica seja reconhecida como uma das mais modernas e sustentáveis do mundo. “A construção da nova fábrica é um marco do novo Paraná, sendo o maior investimento privado da história do estado. Além da importância econômica, a nova fábrica trará impactos positivos diretos para 12 cidades, com a geração de impostos e oportunidades de trabalho”, comenta André Henrique, Supervisor de Contratos da Unidade SH em Curitiba-PR.
A fábrica em Ortigueira será autossuficiente na geração de energia elétrica, com uma produção de 270 MW de energia. Desse total, a previsão é que 120 MW sejam utilizados para consumo próprio da Klabin e os 150 MW excedentes – energia suficiente para abastecer uma cidade de meio milhão de habitantes, como Londrina (PR) – sejam disponibilizados no sistema elétrico brasileiro.
Equipamentos SH em obra
A SH participa do projeto por meio do fornecimento de seus equipamentos e soluções, desde junho de 2014. A obra possui previsão de término para meados de 2016.
Até o momento, são mais de 400 toneladas de equipamentos em obra, sendo 2000 metros quadrados de fôrmas. A previsão é de que, até o final de mês, 800 toneladas de equipamentos SH estejam em uso. Além disso, são utilizados escoramento para lajes, fôrma para blocos e pilares e andaimes, em vários trechos da obra.
Para a Hochtief do Brasil, responsável pela construção de pipe rack, uma prateleira fora do piso da torre sobre a qual as tubulações de perfuração ou de revestimento são estocadas, a SH fornece fôrmas Tekko®SH e andaimes Modex® SH. Para o tambor descascador e biomassa, são utilizados Tekko®SH, Modex® SH, Concreform SH®.Para a implementação das linhas de secagem da nova fábrica, em atendimento à A Yoshii, a SH fornece Tubos e Braçadeiras SH e Guarda-Corpo Multi, utilizado para proteção em obras em altura.
Na etapa de evaporação do licor negro no processo de extração da celulose da madeira, a SH atende a CONFAB fornecendo fôrmas Tekko®SH.
A Cesbe S.A Engenharia e Empreendimento utiliza Torre de Carga LTT, andaimes Modex® SH, fôrmas Tekko®SH e Concreform SH® para a construção dos silo de cavacos. Para a Caldeira de Recuperação são utilizados Modex® SH e Torres de Carga LTT.
Junto com a Tarraf Construtora, a SH fornece Modex® SH para a construção do conjunto residencial.
Responsável pela construção do prédio da sala elétrica da caldeira de recuperação, a Construtora Toda do Brasil utiliza Torre de Carga LTT, Perfis Metálicos, andaimes Modex® SH para a construção das lajes do prédio. Este trecho prevê mais de 450 toneladas de escoramentos SH em obra.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!