Balneário Camboriú, município de Santa Catarina, contará com um dos prédios mais altos do brasil já construídos no país. Com mais de 290 metros de altura, um projeto um tanto grandioso, estruturado em 84 pavimentos, com dois apartamentos por andar, distribuídos em 209 m² de área privativos.
Em mais uma parceria, a empresa responsável pela execução da obra, FG Brasil, contou o fornecimento de soluções SH, empresa locadora de formas, andaimes e escoramentos metálicos para a construção civil. Para esse projeto, as soluções SH atuaram da seguinte forma:
- Forma Topec® SH utilizada no embasamento e também o sistema cartola;
- Escoramento em balanço com SH 100, Torre de Carga LTT Extra e os mais variados tipos de Perfis, solução para o trecho do pavimento 23 e 26.
- Escoramento com Torre de Carga LTT e Perfis Metálicos para solução de pé-direito maior;
- Andaime Modex® SH com piso metálico e Perfis para apoio em balanço.
“A obra compreende um dos mais altos prédios do Brasil, o que exige uma solução diferenciada para podermos atender as peculiaridades da estrutura: Trechos de escoramento em balanço, soluções com andaimes em balanço e também apoiados na estrutura e alguns trechos mistos. A solução compreendeu em torno de 140 toneladas, separadas entre andaimes, escoramento e pisos metálicos, que juntos trazem a segurança para o trabalho na execução da estrutura e atendem para o trabalho que ainda será realizado na fachada para execução da pele de vidro.”, explicou Franco Menegat, Supervisor de Contratos da Unidade SH Paraná.
Com um projeto de grandes desafios, podem-se destacar os seguintes:
– Os projetos para o andaime do Obelisco exigiram muitas horas de trabalho junto com reuniões com o Engenheiro e calculista da obra. A parte frontal dos andaimes saíam apoiados em perfis em balanço no 70º Pavimento e subiam até o 84º Pavimento em um total de 43 metros de altura aproximadamente. As partes laterais da obra precisaram ser atendidas com modulações de andaime que suportassem o escoramento de lajes e vigas que saiam em balanço (2,20m) para fora da projeção do prédio.
– Para os trechos de escoramento, a partir do 23º Pavimento o prédio tinha um avanço de laje em uma das laterais gerando para o nosso escoramento um balanço superior a 3m. Foi necessário trabalhar com a SH-100 e perfis em balanço para a execução deste trecho. Havia uma carga muito alta, pois era necessário que o equipamento fosse dimensionado para suportar o peso de quatro pavimentos consecutivos, devido ao ciclo de concretagem do cliente.
– Foram necessários vários reescoramentos para cargas bem elevadas, principalmente nas regiões onde se tinha os perfis em balanço para os andaimes e escoramentos do Obelisco.
‘’ A parceria do cliente nessa obra foi muito importante, pois em pontos que não tínhamos apoio para o perfil em balanço houve a necessidade de deixar os furos nos pilares para a passagem dos mesmos. Tivemos em torno de 43m de altura nas quatro faces do prédio a partir do 70º Pavimento e posteriormente mais 15 m de altura para atendimento do andaime do Pináculo (estrutura metálica a partir do 84º Pavimento)’’. É uma obra que está sempre nos desafiando a trabalhar com soluções diferenciadas e que nos enche de orgulho quando podemos ver o resultado do nosso trabalho.” , complementou Vanessa Bridi, Especialista Técnica da Unidade SH Paraná.
Atualmente a SH está fornecendo escoramento com Forma Topec® SH para as lajes do Bloco C. A obra, que iniciou em 2016, tem previsão de entrega em 2022.
Equipe SH que contribuiu com esse Projeto:
Gerente Unidade SH Paraná: Eduardo Vasconcellos
Supervisor Comercial SH Paraná: Franco Menegat
Supervisor de Logística: Eduardo Montino
Supervisora de Projetos SH Paraná: Carla Gebur
Especialista Técnica SH Paraná: Vanessa Bridi
Assistente Técnico: Robson Baptista
Entre em contato com a SH através do [email protected] ou 0800 899 8903 e solicite o seu orçamento.