O que é fundação radier?

Contribuição técnica da equipe SH: Stanley Marques, Thiago Fraga, Julio Silva e Rafael Desterro

Muito utilizado em obras habitacionais como do Programa Minha Casa Minha Vida, o radier é um sistema de fundação rasa, conhecido por reduzir o tempo de execução de uma obra, oferecer custo mais baixo em relação a outros tipos de fundações e é recomendado quando os sistemas estruturais são leves.

Em linhas gerais, trata-se de uma laje de concreto que fica em contato direto com o solo, e nele, atuarão as cargas dos pilares e paredes. A fundação tipo radier é mais utilizada em obras de pequeno porte.

radier
Foto: Inernet

 

Para a execução de um projeto em radier é imprescindível a análise de solo, a norma pede uma compactação mínima de 95%. Tão importante quanto a análise do solo é o cálculo estrutural, esses dois fatores junto são imprescindíveis.

Vantagens

– Custo mais baixo em relação aos outros tipos de fundação;

– Menos mão de obra;

– Ideal para terrenos argilosos

– Menor tempo de execução.

 Desvantagens

Não é indicado em caso de estruturas mais pesadas, se for necessário aumentar a resistência do radier, é preciso aumentar o volume de concreto, o que pode encarecer a etapa de fundação. Ainda podem ocorrer várias fissuras já que se trata de uma estrutura de concreto armado.

Fontes: Engenharia Minuto e Escola Engenharia

Saiba mais:  http://www.engenhariaminuto.com/16-passos-para-executar-fundacao-em-radier/

http://www.escolaengenharia.com.br/radier/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *