Material técnico desenvolvido por Alan Magno, assistente técnico da SH.
Nos primeiros momentos após a concretagem e adensamento do concreto, devido à ação da gravidade, as partículas sólidas tendem a irem para baixo. A perda de ar e água que ocorre durante a concretagem causa uma redução considerável da massa de concreto em estado plástico (não endurecido). Se algum obstáculo impede que esse processo aconteça de forma homogenia poderão produzir fissuras ou o aprisionamento de ar.
As patologias mais comuns em obras de edificações são ocasionadas por: falhas na concepção do projeto, má qualidade dos materiais, erros na execução, aplicação para uso diferente do calculado e falta de manutenção no decorrer do tempo.
Em praticamente todas as obras em concreto podem surgir fissuras e trincas. Essas fissuras ocorrem devido a ações mecânicas ou químicas. Diferentemente de rachadura, as trincas são semelhantes a fissuras, pois possuem aberturas maiores que 0,5mm. Já as rachaduras são bem mais acentuadas e em alguns casos pode abrir uma fenda de um lado a outro da parede. As fissuras podem ocorrer por uma carga superior da prevista em projeto, mudanças na estrutura ou por deficiência dos materiais utilizados.
Conheça 13 patologias mais recorrentes no concreto:
1-Patologia ocasionada pelo aprisionamento de ar na concretagem.
2-Patologia ocasionada pela má fixação do conduíte.
3-Patologia ocasionada devido ao tempo excessivo entre as concretagens.
4-Patologia ocasionada pela utilização de desmoldante de madeira em painéis de alumínio.
5-Patologia ocasionada pela corrosão das armaduras na base do pilar.
6- Patologia ocasionada pela alta densidade da armadura e com recobrimento insuficiente.
7- Patologia ocasionada pela ação da corrosão da armadura em laje.
8-Patologia ocasionada pela ação da corrosão em vigas.
9-Patologia ocasionada por lixiviação de compostos hidratados
10-Patologia ocasionada pela falta de qualidade e recobrimento inapropriado.
11-Fissuras
12-Trincas
13-Rachaduras ou fendas.
O uso adequado dos materiais, treinamento da equipe, controle de qualidade mais rígido e acompanhamento tecnológico são investimentos que podem amenizar esses tipos de problemas que frequentemente vemos em obra. Especialistas advertem que a inobservância desses princípios básicos pode encarecer o empreendimento em até 05 vezes o seu preço inicial.