Trabalhe Conosco

Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Andaimes: tipos, usos e cuidados

Contribuição técnica de Franco Menegat, Leonardo Cardoso, Leonardo Oliveira, Fernando Martins, Kléber Bittencourt e Erick Barros.

A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a segurança dos operários e da obra. Mesmo assim, a utilização de andaimes deve ser acompanhada de perto pelo engenheiro responsável da obra, pois os andaimes evidenciam a necessidade de maior cautela tanto na montagem como na sua utilização por parte dos trabalhadores.

Fachadeiroleo (2)

Andaime é uma estrutura de acesso, de caráter provisório, usada para sustentar os trabalhadores para execução de serviços em locais de grande altura com a utilização de ferramentas e equipamentos, facilitando a construção ou o reparo da obra.

Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para o corte, passando pela pintura reveladora, até a pintura final do produto.

Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para o corte, passando pela pintura reveladora, até a pintura final do produto.

A SH Formas possui um rigoroso processo de análise de qualidade, onde os inspetores garantem a integridade dos equipamentos através de ensaios e testes.

Em linhas gerais, andaime é o nome dado a uma estrutura provisória que permite o acesso às estruturas de uma obra e que pode permitir a execução de diversas atividades. Há muitos tipos de andaimes utilizados no mercado, porém apenas três são os mais usuais: o fachadeiro, o multi-direcional e o tubular. Devido à escassez e a falta de qualidade da madeira, hoje em dia se fabrica de aço em larga escala. Isso garante maior eficiência nos canteiros de obras.

O andaime fachadeiro é constituído de torres montáveis que formam paginações variadas que cobrem pequenas e grandes fachadas, permitindo executar tarefas de construção, acabamento e reparo das edificações; é formado por quadros horizontais, verticais, pisos metálicos, alçapão, diagonais e travessas. Estes componentes são leves e facilitam a montagem manual e em grandes alturas.

Andaime Fachadeiro 105 SH FORMAS
Andaime Fachadeiro 105 SH FORMAS

 

 

Montagem Andaime Fachadeiro
Montagem Andaime Fachadeiro

O multi-direcional é formado por poucas peças de encaixes diretos e precisos, sendo postes, travessas e diagonais, permitindo a criação de formatos e paginações variadas, dando mais agilidade na montagem e é largamente utilizado nas áreas industriais. Em determinados casos é utilizado como escoramento de estruturas. Os equipamentos desta família são fabricados em aço de elevada resistência e possuem acabamento superficial galvanizado o que garante maior durabilidade e vida útil em contratos mais longos.

Sistema Multidirecional usado como acesso - Além de pranchas de madeira são usados pisos metálicos
Sistema Multidirecional usado como acesso – Além de pranchas de madeira são usados pisos metálicos

O sistema tubular é obtido através da junção de tubos metálicos com braçadeiras permitindo criar geometrias específicas de acordo com o local a ser utilizado. É muito utilizado nas áreas industriais e de difícil acesso, pois se adequa facilmente às interferências e obstáculos. Serve também para escoramentos especiais, para complementar e/ou travar os demais sistemas.

Sistema Tubular
Sistema Tubular

Todos os sistemas de montagem devem obedecer às especificações da Norma Reguladora de Segurança nº 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e da NBR-6494 Segurança em Andaimes, tais como:

  • Serem dotados de travamentos que impeçam os desencaixes acidentais das peças, guarda-corpos e rodapés;
  • Serem travados/ancorados e/ou estaiados na medida em que se aumenta a altura e o comprimento do andaime, de forma a não comprometer a estabilidade;
  • Os dispositivos de ancoragem devem:
  1.  Estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
  2.  Suportar uma carga de trabalho de, no mínimo, 1.500 kgf (mil e quinhentos quilogramas-força);
  3.  Constar do projeto estrutural da edificação;
  4.  Ser constituídos de material resistente às intempéries, como aço inoxidável ou material de características equivalentes
  • Ter a cada 2,00 (dois) metros de altura uma plataforma de trabalho, cujo acesso se faz através de escadas internas, por meio de alçapões ou vazados nos pisos. A forração deve ser total e que impeça a queda de pessoas e/ou objetos;
  • A proteção, quando constituída de anteparos rígidos em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve atender aos seguintes requisitos:
  1.   Travessão superior a 1,2 m (um metro e vinte centímetros) de altura e resistência à carga horizontal de 90 kgf/m (noventa quilogramas-força por metro), sendo que a deflexão máxima não deve ser superior a 0,076 m (setenta e seis milímetros);
  2.   Travessão intermediário a 0,7 m (setenta centímetros) de altura e resistência à carga horizontal de 66 kgf/m (sessenta e seis quilogramas-força por metro);
  3.   Rodapé com altura mínima de 0,15 m (quinze centímetros) rente à superfície e resistência à carga horizontal de 22 kgf/m (vinte e dois quilogramas-força por metro);
  4.   Ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.
  • A montagem/desmontagem das estruturas deve ser realizada por equipe devidamente treinada e supervisionada por profissional legalmente habilitado.

Dicas importantes para montagens de andaimes:

  • É importante que se verifique se o ambiente está adequado para a montagem do andaime devido às condições de segurança, pois é obrigatório que o andaime seja montado no prumo, com suas bases niveladas;
  • O limite de peso estipulado pelo fabricante não deve ser ultrapassado;
  • Deve-se respeitar as condições climáticas, evitando dias frio ou chuva extremos;
  • É importante a utilização de mão de obra capacitada para trabalhar sobre os andaimes, adotando medidas de segurança e a utilização de todos os EPIs de trabalho;
  • Verificar se as rodas dos equipamentos estão devidamente travadas.

 

Modex (2)

Tipos de Andaimes oferecidos pela SH:

FACHADEIRO®

O Andaime FACHADEIRO® é um andaime composto por quadros e plataformas, dimensionado para uma carga admissível de trabalho de 200kg/m² nas plataformas, a qual poderá ser coberta e forrada por plataforma de madeira e a capacidade máxima por poste é de 17 kN. O fechamento do módulo (2,50 m x 2,00 m), se dá pelo encaixe dos Guarda-corpos e Diagonais. Seus encaixes são feitos através de berimbelas que são fixas no quadro.

FACHADEIRO 105

O Andaime FACHADEIRO® 105 é um andaime composto por quadros e pisos metálicos, dimensionado para uma carga admissível de trabalho de 200kg/m² nas plataformas e a carga máxima de 20 kN por poste. O fechamento do módulo (2,50 m x 2,00 m), se dá pelo encaixe do Piso Metálico, complementando a estrutura para acesso e trabalho com Guarda-corpos e Diagonais. Seus encaixes são feitos através de berimbelas que são fixas no quadro.

ANDAIME MODEX

O Sistema Modex ® é um sistema que permite a sua utilização em quase todas as realidades onde é necessária a utilização de andaimes e escoramento. Ele permite sua adequação nas mais diversas geometrias pois suas travessas e postes tem variações de 50 em 50 cm. Seu sistema de cunha, permite alto rendimento e simplicidade na montagem de seus equipamentos, formando sem dificuldade ângulos retos e outras formas. Pode ser usado em qualquer aplicação, como módulos de andaime (Base fixa ou com rodízios) ou proteção de periferia, etc. Sua capacidade máxima por poste é de 45 kN, dependendo das distância entre travessas e sua plataforma poderá ser feita com piso metálico ou madeira, de acordo com a necessidade do cliente.

ANDAIME TUBULAR

O Andaime Tubular é composto por tubo e braçadeira, o que proporciona a montagem de qualquer modulação. O tubo 48 possui alta resistência, quando composto por tubos como travessas e diagonais, sendo devidamente dimensionadas, resulta em um andaime possível de adequar a qualquer situação.

fachadeiro2
FACHADEIRO 105 e FACHADEIRO FS para envelopamento de obras e prédio em reformas

Posts Relacionados

4 dicas para organizar equipamentos no canteiro de obras

Dica de Ouro SH – Espaço para Leitura de Projetos

Método Construtivo: 6 Dicas Para Escolher o Ideal para a Sua Laje

Instituto Stella Demarco | SH

Encontros da Construção: Construindo Parcerias Sólidas

Paredes de concreto: 5 razões para escolhê-las em sua construção

Categorias

A SH explica!

Artigos

Clipping

Eventos

Notícias

Obras

Digite aqui o que deseja procurar