Contribuição técnica de Franco Menegat, Leonardo Cardoso, Leonardo Oliveira, Fernando Martins, Kléber Bittencourt e Erick Barros.
A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a segurança dos operários e da obra. Mesmo assim, a utilização de andaimes deve ser acompanhada de perto pelo engenheiro responsável da obra, pois os andaimes evidenciam a necessidade de maior cautela tanto na montagem como na sua utilização por parte dos trabalhadores.
Andaime é uma estrutura de acesso, de caráter provisório, usada para sustentar os trabalhadores para execução de serviços em locais de grande altura com a utilização de ferramentas e equipamentos, facilitando a construção ou o reparo da obra.
Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para o corte, passando pela pintura reveladora, até a pintura final do produto.
Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para o corte, passando pela pintura reveladora, até a pintura final do produto.
A SH Formas possui um rigoroso processo de análise de qualidade, onde os inspetores garantem a integridade dos equipamentos através de ensaios e testes.
Em linhas gerais, andaime é o nome dado a uma estrutura provisória que permite o acesso às estruturas de uma obra e que pode permitir a execução de diversas atividades. Há muitos tipos de andaimes utilizados no mercado, porém apenas três são os mais usuais: o fachadeiro, o multi-direcional e o tubular. Devido à escassez e a falta de qualidade da madeira, hoje em dia se fabrica de aço em larga escala. Isso garante maior eficiência nos canteiros de obras.
O andaime fachadeiro é constituído de torres montáveis que formam paginações variadas que cobrem pequenas e grandes fachadas, permitindo executar tarefas de construção, acabamento e reparo das edificações; é formado por quadros horizontais, verticais, pisos metálicos, alçapão, diagonais e travessas. Estes componentes são leves e facilitam a montagem manual e em grandes alturas.
O multi-direcional é formado por poucas peças de encaixes diretos e precisos, sendo postes, travessas e diagonais, permitindo a criação de formatos e paginações variadas, dando mais agilidade na montagem e é largamente utilizado nas áreas industriais. Em determinados casos é utilizado como escoramento de estruturas. Os equipamentos desta família são fabricados em aço de elevada resistência e possuem acabamento superficial galvanizado o que garante maior durabilidade e vida útil em contratos mais longos.
O sistema tubular é obtido através da junção de tubos metálicos com braçadeiras permitindo criar geometrias específicas de acordo com o local a ser utilizado. É muito utilizado nas áreas industriais e de difícil acesso, pois se adequa facilmente às interferências e obstáculos. Serve também para escoramentos especiais, para complementar e/ou travar os demais sistemas.
Todos os sistemas de montagem devem obedecer às especificações da Norma Reguladora de Segurança nº 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e da NBR-6494 Segurança em Andaimes, tais como:
- Serem dotados de travamentos que impeçam os desencaixes acidentais das peças, guarda-corpos e rodapés;
- Serem travados/ancorados e/ou estaiados na medida em que se aumenta a altura e o comprimento do andaime, de forma a não comprometer a estabilidade;
- Os dispositivos de ancoragem devem:
- Estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
- Suportar uma carga de trabalho de, no mínimo, 1.500 kgf (mil e quinhentos quilogramas-força);
- Constar do projeto estrutural da edificação;
- Ser constituídos de material resistente às intempéries, como aço inoxidável ou material de características equivalentes
- Ter a cada 2,00 (dois) metros de altura uma plataforma de trabalho, cujo acesso se faz através de escadas internas, por meio de alçapões ou vazados nos pisos. A forração deve ser total e que impeça a queda de pessoas e/ou objetos;
- A proteção, quando constituída de anteparos rígidos em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve atender aos seguintes requisitos:
- Travessão superior a 1,2 m (um metro e vinte centímetros) de altura e resistência à carga horizontal de 90 kgf/m (noventa quilogramas-força por metro), sendo que a deflexão máxima não deve ser superior a 0,076 m (setenta e seis milímetros);
- Travessão intermediário a 0,7 m (setenta centímetros) de altura e resistência à carga horizontal de 66 kgf/m (sessenta e seis quilogramas-força por metro);
- Rodapé com altura mínima de 0,15 m (quinze centímetros) rente à superfície e resistência à carga horizontal de 22 kgf/m (vinte e dois quilogramas-força por metro);
- Ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.
- A montagem/desmontagem das estruturas deve ser realizada por equipe devidamente treinada e supervisionada por profissional legalmente habilitado.
Dicas importantes para montagens de andaimes:
- É importante que se verifique se o ambiente está adequado para a montagem do andaime devido às condições de segurança, pois é obrigatório que o andaime seja montado no prumo, com suas bases niveladas;
- O limite de peso estipulado pelo fabricante não deve ser ultrapassado;
- Deve-se respeitar as condições climáticas, evitando dias frio ou chuva extremos;
- É importante a utilização de mão de obra capacitada para trabalhar sobre os andaimes, adotando medidas de segurança e a utilização de todos os EPIs de trabalho;
- Verificar se as rodas dos equipamentos estão devidamente travadas.
Tipos de Andaimes oferecidos pela SH:
FACHADEIRO®
O Andaime FACHADEIRO® é um andaime composto por quadros e plataformas, dimensionado para uma carga admissível de trabalho de 200kg/m² nas plataformas, a qual poderá ser coberta e forrada por plataforma de madeira e a capacidade máxima por poste é de 17 kN. O fechamento do módulo (2,50 m x 2,00 m), se dá pelo encaixe dos Guarda-corpos e Diagonais. Seus encaixes são feitos através de berimbelas que são fixas no quadro.
FACHADEIRO 105
O Andaime FACHADEIRO® 105 é um andaime composto por quadros e pisos metálicos, dimensionado para uma carga admissível de trabalho de 200kg/m² nas plataformas e a carga máxima de 20 kN por poste. O fechamento do módulo (2,50 m x 2,00 m), se dá pelo encaixe do Piso Metálico, complementando a estrutura para acesso e trabalho com Guarda-corpos e Diagonais. Seus encaixes são feitos através de berimbelas que são fixas no quadro.
ANDAIME MODEX
O Sistema Modex ® é um sistema que permite a sua utilização em quase todas as realidades onde é necessária a utilização de andaimes e escoramento. Ele permite sua adequação nas mais diversas geometrias pois suas travessas e postes tem variações de 50 em 50 cm. Seu sistema de cunha, permite alto rendimento e simplicidade na montagem de seus equipamentos, formando sem dificuldade ângulos retos e outras formas. Pode ser usado em qualquer aplicação, como módulos de andaime (Base fixa ou com rodízios) ou proteção de periferia, etc. Sua capacidade máxima por poste é de 45 kN, dependendo das distância entre travessas e sua plataforma poderá ser feita com piso metálico ou madeira, de acordo com a necessidade do cliente.
ANDAIME TUBULAR
O Andaime Tubular é composto por tubo e braçadeira, o que proporciona a montagem de qualquer modulação. O tubo 48 possui alta resistência, quando composto por tubos como travessas e diagonais, sendo devidamente dimensionadas, resulta em um andaime possível de adequar a qualquer situação.