Investimento é de 5,5 bilhões de reais
Para atender uma antiga necessidade da população e dos setores produtivos do Estado de Mato Grosso, a BR-163 está passando por obras de duplicação nos trechos entre os municípios de Itiquira e Sinop. A obra beneficiará cerca de 70 mil veículos que trafegam diariamente na via, sendo 68% veículos de carga, o que torna a BR – 163 um importante corredor de escoamento da produção do agronegócio no Centro Oeste do Brasil.
De acordo com o contrato de concessão Rota do Oeste, a Construtora Noberto Odebrecht será responsável pela duplicação em 453,6km dos 850km da BR. O projeto prevê a construção de obras de artes especiais, entre elas, viadutos e pontes, além de implantação de vias marginais em travessias urbanas, passarelas, trevos e outras obras de melhorias de acesso.
Segundo a Rota do Oeste, o trecho compreendido entre o perímetro urbano de Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Rondonópolis, da ALL (América Latina Logística), é um dos mais críticos. A previsão é que em 12 meses, 22,7km sejam duplicados.
Devido ao rigoroso cronograma, a obra exigiu soluções que otimizassem tempo. Para isso, foram utilizados os equipamentos da SH como, Fôrmas Circulares para Pilar SH, Concreform SH®, escoramento Modex SH®, além da escada Modex SH®. Equipamentos que reduzem significativamente o uso de mão de obra e o tempo requerido na execução de pilares, paredes e vigas. O projeto de duplicação foi iniciado no segundo semestre de 2014 e a estimativa é que vá até junho de 2018. Atualmente, quase 10% já estão concluídos.
Marcelo Belizário, supervisor do contrato da SH, afirma que as equipes da SH enfrentaram o desafio de prazos. “O cliente tinha uma meta bastante apertada no fim de 2014 para a conclusão de importantes dispositivos da obra, todas foram atendidas a contento pelas equipes envolvidas”, contou.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!