Trabalhe Conosco

Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Como evitar perda de peças na sua obra.

        

A perda de peças é um problema muito comum na obra. Estima-se que, em um contrato de locação de fôrmas para concreto e escoramentos metálicos, essa perda represente, financeiramente, de 5% a 10% do valor do contrato com o fornecedor.
Como solução para parte desse problema, os melhores fornecedores do mercado vêm implantando algumas novidades como a paletização de painéis, fitamento de escoras, embalagens plásticas para peças miúdas e carga mecanizada, tudo para facilitar e organizar o transporte dos equipamentos até o canteiro.
Mas infelizmente, isso não é o bastante. Uma vez no canteiro de obras, o construtor deve controlar, zelar e cuidar das peças para que não haja surpresas desagradáveis no final do contrato. E algumas medidas simples podem reduzir essa porcentagem.   

Cuidados na retirada e devolução
• As notas fiscais de saída e os recibos de entrada emitidos pelo fornecedor são documentos hábeis para o controle de quantitativos de peças retiradas e devolvidas. Faça um acompanhamento estreito das informações constantes nesses documentos. Para tanto, é imprescindível que em toda retirada e devolução dos equipamentos um conferente do construtor e outro do fornecedor contem todas as peças e confiram com a documentação (nota fiscal de saída e recibo de entrada).        

• Instrua o conferente sobre a importância da contagem e sobre as conseqüências que uma contagem mal feita pode trazer.

• Não delegue a responsabilidade da conferência a pessoas sem compromisso com o processo, como, por exemplo, motoristas de transportadoras.        

Cuidados na armazenagem
• Crie uma área própria e segura para o armazenamento dos equipamentos na obra e designe um responsável.
• Guarde as peças pequenas em caixas ou barris.
• Mantenha a obra limpa e arrumada, recolhendo as peças que sobraram ao final de cada etapa e devolvendo-as ao local de armazenagem.
• Para facilitar o recolhimento de peças, principalmente em obras verticais, faça uma pequena área de armazenagem de apoio próximo ao local da montagem, que deverá se deslocar juntamente com as frentes de serviços.
Portanto, para garantir que esse problema tão presente no meio da construção aconteça no seu projeto, siga essa fórmula infalível, e adapte as dicas ao seu dia-a-dia. Doar atenção e cuidado no manejo e no armazenamento das peças e dos equipamentos utilizados na obra é aumentar as suas chances de evitar perdas, e assim, prejuízos e dores de cabeça desnecessários.       

Cuidados no manuseio
 • Use desmoldante nas fôrmas, não apenas na parte interna, mas também na externa, para facilitar a limpeza.
• Logo após a concretagem, antes do concreto endurecer, lave as fôrmas com jatos d’água para evitar que as crostas de massa possam aderir tornando as fôrmas mais pesadas, difíceis de manusear e dificultando os encaixes das mesmas.
• As peças com roscas (forcados, barras de ancoragem e parafusos) devem ser constantemente oleadas e limpas.
• Cuidado com tarefas, a pressa, principalmente na desmontagem, pode levar a danificar o material.
• Na retirada de entulho verifique o que está sendo jogado fora. Muitas vezes o material bom se mistura com o entulho e vai para o lixo. Designe uma pessoa de confiança para verificação das caçambas de entulho.      

• Cuidado com movimento de terra e peças jogadas no chão em terrenos de terra, com água/chuva elas podem ser enterradas. 

• Certifique-se de que o canteiro é bem fechado e vigiado, evitando que, à noite ou nos finais de semana, visitantes inoportunos levem material.
canteiro de obras bem cercado
canteiro de obras sem proteção contra invasões

 • Não mantenha na obra material ocioso, parado, sem necessidade de uso.
Isso, além de onerar a obra numa locação desnecessária, é um ponto a mais para o aumento de perda. Cobre de sua empresa locadora constantemente as quantidades necessárias que devem ser mantidas na obra para o uso e, conseqüente-mente, o que pode ser devolvido em cada remanejamento.
• Não mantenha uma peça danificada na obra, devolva-a à sua empresa locadora. Desta maneira, você não paga aluguel por algo que não está utilizando e evita que a mesma fique jogada no canteiro e vá para o lixo.
Muitas vezes a peça danificada é passível de conserto, cujo custo é 1/10 da peça totalmente inutilizada ou faltante.
• Não utilize o equipamento como pé de cabra. Se, por acaso, verificar algum funcionário ou empreiteiro fazendo isso, repreenda-o.
• Para a montagem e a fixação de algumas peças se faz necessário o uso de ferramentas  adequadas: chave de boca, de catraca, chaves especiais para desforma de cones e martelo.
• Recomenda-se o uso de martelo com proteção da cabeça de borracha.      

Contribuição: Davi Ferreira – Engenheiro Senior SH       

Posts Relacionados

4 dicas para organizar equipamentos no canteiro de obras

Dica de Ouro SH – Espaço para Leitura de Projetos

Método Construtivo: 6 Dicas Para Escolher o Ideal para a Sua Laje

Paredes de concreto: 5 razões para escolhê-las em sua construção

Treliças na Construção Civil: A Solução Versátil para Sua Obra

Concreto Autoadensável: Inovação que Revoluciona a Construção Civil 

Categorias

A SH explica!

Artigos

Clipping

Eventos

Notícias

Obras

Digite aqui o que deseja procurar