Você sabia que os custos totais da obra podem sofrer grande impacto com indenizações, e que há maneiras para economizar com isso? Separamos boa práticas para auxiliar você. Confira!
Ao dar início à sua obra, o planejamento de custos é um dos tópicos que mais devem demandar atenção e esforços da equipe de gerenciamento. Isso porque é ele que vai guiar a escolha acertada da estrutura (como fôrma metálica, escora metálica, método construtivo, …) para sua obra, além de contribuir para a redução de possíveis perdas e danos durante a empreitada.
É muito importante que, na hora de alugar fôrmas ou escoramentos ou avaliar a locação de andaimes, por exemplo, o responsável pela obra entenda que, como qualquer material locado, esses equipamentos podem sofrer danos – alguns irreparáveis – ocasionando custos-surpresa que pesam no orçamento geral da obra.
Aluguel de equipamentos para construção civil – as boas práticas da SH
Não importa se para a sua obra o aluguel de andaimes é primordial, ou se é o aluguel de escoras que faz mais sentido (talvez os dois), qualquer equipamento pode sofrer avarias ou ser perdido, aumentando assim os custos no final da empreitada. E ninguém gosta desse tipo de surpresa, não é verdade?
Pensando nesse desafio, que tantos clientes enfrentam todos os dias em suas obras, A SH decidiu agir: o objetivo é fazer com que o custo-benefício do projeto seja positivo para cliente e fornecedor, minimizando desvios eventuais. Estudos comprovam que esses desvios podem ser bastante expressivos, e significar prejuízo no resultado final da obra, mas é possível evitá-los ou minimiza-los através de algumas práticas simples:
O que se deve evitar para cortar custos com indenização:
- Desorganização: o armazenamento dos equipamentos locados para a construção é muito importante. É fundamental manter o ambiente organizado – reserve um local no canteiro para acondicionamento das peças;
- Mau uso: a má utilização do material poderá comprometer os resultados da obra e até a integridade dos equipamentos e das pessoas envolvidas – treine sua equipe para evitar riscos desnecessários ;
- Desatenção / Falta de cuidado: os equipamentos, sobretudo as peças menores, podem acabar se misturando ao barro ou aos materiais que serão descartados ou devolvidos à outros fornecedores;
Algumas boas práticas que auxiliam na gestão da obra:
- Mantenha os equipamentos separados por tipo;
- Peça à SH orientações sobre a melhor forma de acondicionar ou agrupar os equipamentos;
- Utilize o serviço de descarga mecanizada da SH;
Lembre-se que: quanto melhor o uso feito dos equipamentos locados para as suas obras, menores as chances de haver cobrança com peças perdidas ou danificadas. Assim, o resultado ficará mais aderente ao planejamento da obra, sem sustos e sem que o fornecedor precise providenciar a reposição de seus estoques. Todo mundo ganha!
No SH App você encontra várias outras dicas. Quer saber mais? Acesse aqui nosso vídeo-depoimento sobre as Melhores Práticas em Obra para reduzir custos de indenização. Nele, você assiste a um depoimento real de um cliente com os mesmos desafios que você provavelmente tem no canteiro de obra, e que conseguiu ótimos resultados seguindo nossas dicas. Não deixe de assistir!