No último sábado, dia 13 de abril, a Caravana SH saiu do Rio de Janeiro, com destino a Munique, com escala em Frankfurt. De Munique, o grupo partiu de ônibus para a cidade de Garmisch Partenkirchen, distante 120km do aeroporto, onde ficaram hospedados nos hotéis Bavaria e Garmischer Hof. No dia, 15 de abril, segunda feira, começou a visita à Bauma.
“Saímos às 8h do hotel e pegamos o maior tráfego em Munique. Começamos nossa visita à feira, às 11h, na área externa. Os estandes são enormes, verdadeiros galpões, que abrigavam os equipamentos de empresas europeias no ramos de aluguel de equipamentos para construção civil pesada. Também estivemos com fornecedores e locadores de países menos tradicionais como Itália, França, Turquia, Egito e Ucrânia.
Em termos de soluções de novos equipamentos não há grandes novidades, mas há muita inovação em termos de integração de diversos tipos (escoramentos + formas de lajes) ou conjuntos acoplados de formas de paredes. Há também uma grande tendência da movimentação com gruas ou guindastes de grandes blocos de equipamentos já montados, prontos para uso, sob a forma de mesas voadoras, pilares pré-montados etc.
O objetivo é sempre industrializar ao máximo, reduzindo mão de obra e racionalizando os canteiros, em especial nos grandes projetos de construção de áreas concentradas (shoppings, grandes conjuntos comerciais, etc).
Além disso, cresce muito o uso de soluções tipo multiforme, em obras de infra, pontes, túneis, barragens, etc, em balanço ou em módulos pré montados.
Voltamos às 19 hs. O grupo está tranquilo, mas se dispersa na feira conforme seus interesses específicos”. Marcelo Milech, Diretor de Planejamento da SH.
Diário de Viagem Caravana SH Bauma 2013 – Primeiro dia!
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!