Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Baume: Maior feira mundial de equipamentos para construção, mineração e infraestrutura começa hoje em Munique.

Baume: Maior feira mundial de equipamentos para construção, mineração e infraestrutura começa hoje em Munique.

Bauma abre as portas com congestionamento de mais de 1 hora para acesso ao centro de exposições.
Paulo Kiss, de Munique*

O congestionamento em uma das autobahns que dão acesso ao centro de exposições da Messe em Munique mostra o poder da Bauma até mesmo em tempos ruins como o que a Europa está vivendo. Apesar da boa infraestrutura fora e dentro do parque, e difícil conseguir um lugar entre as centenas de ônibus que chegam de toda parte. Um desses grupos, o da SH, reuniu construtores, coordenadores de obras e locadores de equipamentos brasileiros, num total de mais de 40 profissionais. A maior comitiva dentro desse grupo é da Fortes Engenharia, com seis profissionais. Dentro dos pavilhões e possível encontrar diversos outros grupos brasileiros de construtores.

Divulgação: Bauma

Apesar de a feira reservar apenas dois pavilhões para a construção leve (edificações) e alguns poucos equipamentos para este segmento no lado externo, em geral há sempre boas surpresas, que os construtores brasileiros estão acostumados a garimpar. Neste primeiro dia de feira, convidei o coordenador de obras Cleverton Silva, da Vibia Engenharia, para nos ajudar nessa tarefa para a PINIWeb. Confira alguns produtos destacados e outras curiosidades da feira neste primeiro dia:

Produtividade no revestimento

Divulgação Rokamat

A pequena Rokamat exibe a acabadora manual para revestimentos de argamassa e gesso modelo Nautilo. Assim que o revestimento é desempenado, o trabalhador dá o acabamento com o disco de borracha acoplado à um suprimento de água nas costas do trabalhador. “Além de dar um acabamento que o operário não consegue na desempenadeira, o revestimento recebe uma primeira cura“, destaca Cleverton Silva, da Vibia Engenharia.

Fôrmas resistentes

Divulgação: Harsco Infrastructure

A indústria Harsco tem um portfólio exclusivo para soluções de fôrmas de obras pesadas, como tuneis de trabalho, muros e paredes de concreto. As fôrmas das series Platinum 100 são dimensionadas para cargas de 600 kN/m³. O frame é produzido com uma liga especial de alumínio e titânio capaz de suportar grandes pressões de trabalho. Dessa forma é possível lançar grandes volumes de concreto suficientes para preencher panos de mais de 5 m de altura de uma única vez.

Fôrmas especiais

A MSL produz fôrmas reticuladas a partir de telas de aço dobradas para aumentar a resistência a esforços de tração do concreto lançado. São fôrmas para concretagem de juntas especiais em obras de infraestrutura e bases de grandes blocos de fundação.

Demolição de concreto com água

Divulgação

As maquinas de demolição de concreto por hidrojateamento de alta pressão não são novidade. Mas a sueca Aqua Cutter impressiona pela velocidade e potência. A Aqua Cutter pode realizar a demolição de uma área de 600 mm em apenas 7 min, sendo 1.000 bar e 200 l de água por minuto. A alta pressão aliada a um sistema de ponteira de alta precisão destrói o concreto levando o oxigênio apreendido a explodir dentro da molécula.

Serra para corte de alvenaria

Diferente da maquina a disco usada no Brasil para cortar blocos para passagem de tubulações e conduíte, a Wall Chaser da Macroya possui discos dentados cambiáveis capazes de fazer o corte na largura do tubo que precisa ser embutido na parede. Possui modelos de várias potências e diferentes jogos de discos.

Tubos de concreto de grandes diâmetros

Uma alternativa para adução de água, os tubos de concreto de grandes dimensões da Schlusselbauer recebem bolsa de acoplagem de borracha nas pontas e revestimento interno cerâmico de alta resistência ao trincamento e craquelamento, preservando as propriedades de escoamento e resistência.

Feira também é show

Divulgação: Bauma

Para provar a precisão do equipamento – e talvez do operador – a Nagel esta promovendo passeios de ate cinco pessoas em uma asa móvel operada pela grua e que leva os aventureiros a um passeio a 30 m do chão. Com uma proposta mais tecnológica, uma empresa de braços acessórios para máquinas pesadas montou para a Bauma um imponente robô de 2m que lembra o filme “Gigantes de Aço”, com Hugh Jackman.

*O jornalista viajou a convite da SH.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/maior-feira-mundial-de-equipamentos-para-construcao-mineracao-e-infraestrutura-281004-1.asp

Posts Relacionados

Boulevard Carneiros: Superando Desafios com Soluções SH

Governança e Eficiência nas Obras Públicas

📌 9 dicas para conservar os equipamentos SH!

5 Guias Técnicos Gratuitos da SH!

A Construção do Hospital de Cariacica

Escoramento de Vigas

Categorias

A SH explica!

Artigos

Eventos

Notícias

Obras