O Edifício, localizado na Faria Lima, em São Paulo, teve sua obra concluída em 2020
O Edifício Corporativo de alto padrão B32, construído em São Paulo, no coração da Faria Lima, teve suas obras finalizadas no ano passado (2020) e a SH tem orgulho de ter participado desse projeto grandioso, com aproximadamente 125 metros de altura.
Avaliado em dois bilhões de reais, o edifício comercial foi idealizado para ser o prédio de maior referência em São Paulo. Em mais uma parceria com a Birmann S.A Comércio e Empreendimentos, a SH marcou presença prestando atendimento desde o início da obra, que teve seu início em Fevereiro de 2018.
Com soluções avançadas e diferenciadas, a SH forneceu para o projeto formas e escoramentos SH, tanto na primeira, quanto na segunda etapa do projeto. Para a primeira fase, foram aplicados os sistemas Concreform SH® para pilares e paredes, Tekko ®SH para blocos, Topec ®SH em lajes, Torre de Carga LTT para vigas, Modex ®SH em escadas e andaimes e Forma Circular para pilares. – confira mais
Para a segunda fase do projeto, execução que aconteceu no final da obra, a SH atuou no trecho do Tanque de Termoacumulação, um reservatório com capacidade de 2360 m³ de água, que tem como finalidade o armazenamento de água e ar gelados para abastecimento do prédio em caso de falha no sistema de ar condicionado .
Para o trecho em questão, foram utilizados o sistema Concreform SH® para as paredes e a solução Multiform SH® para travamento. Devido as altas cargas derivadas da utilização do concreto Auto Adensável ( CAA ) e altura de parede a ser executada foi necessário engastar barras na estrutura existente para apoio e distribuição de cargas entre as formas Concreform SH® e perfis Multiform SH® . A Montagem da estrutura foi acompanhada de perto pelo setor de Assistência Técnica da SH para garantir que nada de errado ocorresse no processo de concretagem.
Esse trecho contou com diversos desafios na execução, conforme destacou Andre Santos, Supervisor de Assistência Técnica da Unidade SH São Paulo:
‘’ Por se tratar de um método construtivo com situação atípica (trecho confinado e execução de cima para baixo ) e a utilização de concreto Auto Adensável ( CAA ), foi necessário um estudo em conjunto da equipe Técnica da SH e dos engenheiros da obra . O cliente em paralelo estava estudando soluções com empresas concorrentes da SH. Podemos nos orgulhar e dizer que está obra foi executada pela SH devido a solução técnica satisfatória apresentada na concepção do projeto .’’
Desenvolver uma solução de travamento das formas Concreform SH® foi desafiador, porque o cliente não podia ter furos nas paredes e as formas eram com uma única face. Para diminuir a quantidade de estroncas nas fôrmas, desenvolvemos um sistema de travamento com o Multiform SH® onde diminuímos em 50% a quantidade de materiais.
‘’ A obra como um todo foi um grande desafio para SH desde o início do atendimento, houve participação direta da parte comercial e gerencial para o fechamento deste contrato, por ser uma obra com grandes áreas a ser executadas: pé direito alto, várias trechos de periferias, empreiteiros distintos, localização em ponto estratégico de São Paulo e volume muito grande de material. A obra contou com sistema de gerenciamento de alto gestão, onde o cliente foi muito exigente e com grande controle de qualidade aplicado no empreendimento . A SH fez um serviço diferencial com atuação fulltime de engenheiros e conferentes da SH em obra .’’ complementou Andre Santos, Supervisor de Assistência Técnica da Unidade SH São Paulo.
As obras do Tanque de Termoacumulação contou com 35 toneladas de formas, distribuídas em 13 toneladas de Concreform SH® e 22 toneladas de formas Multiform SH® e as obras do trecho foram finalizadas em Dezembro de 2020.
Equipe SH que contribuiu com esse Projeto:
Supervisor Comercial Unidade SH São Paulo: Lincoln Santos
Projetista Unidade SH São Paulo: Fellipe Saraiva
Supervisor de Assistência Técnica Unidade SH São Paulo: André Santos
Assistente Técnico Unidade SH São Paulo: Jurandir Oliveira