Trabalhe Conosco

Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Linha 4 do Metrô conta com soluções especiais em escoramentos

[:pb]O projeto envolveu contenção de água e escoramentos invertidos

DESAFIO
Com o objetivo de reestruturar o sistema de transporte das regiões Sul e Oeste do Rio de Janeiro, desde 2013, a Cidade do Rio passa por obras de ampliação dos serviços metroviários das regiões. Com isso, a Linha 4 do Metrô deverá transportar aproximadamente 300 mil pessoas por dia. Serão seis novas estações: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; Gávea; São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. O custo total do projeto é de R$ 8,5 bilhões.

IMG_8710 (3024 x 2268)

A obra está sendo executada pela Concessionária Rio Barra que é formada por dois outros consórcios. O trecho Oeste, entre o Jardim Oceânico e a Gávea que somam quase 12km, está sendo construído pelo consórcio Construtor Rio Barra formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura, Carioca Engenharia, Cowan e Servix. Já as obras entre Ipanema e Gávea, na Zona Sul da cidade estão sendo feitas pelo consórcio Linha 4 Sul composto pelas empresas Odebrecht Infraestrutura (líder), Carioca Engenharia e Queiroz Galvão. Nesse trecho foi utilizado o Tunnel Boring Machine, conhecido como Tatuzão. Fabricado pela Herrenknecht, é o maior desse tipo já trazido para o Brasil. Medindo 11,46 m de diâmetro, equivalente a um prédio de quatro andares, com 120 metros de comprimento e pesando 2 mil toneladas.

SOLUÇÃO

Um dos equipamentos utilizados na obra é o Concreform ® SH, o sistema de fôrmas garantiu a execução das paredes dos túneis e permite a redução de até 70% da mão-de-obra necessária para montagem e desmontagem da fôrma. Além dele, a concessionária conta com as soluções do Tekko® SH e o Multiform SH® que atuam na contenção das águas do lençol freático. Para o acesso, as escadas modulares Modex SH® oferecem segurança para fluxo de pessoal da obra.

IMG_8131 (2448 x 1836)

Jaime Castro, supervisor da assistência técnica da SH, conta como a solução da SH atuou em uma importante fase da obra: “Considerando a instabilidade do solo, uma grande área foi submersa com água para dar continuidade a passagem do TBM (Tatuzão). Para garantir que a água não vencesse os limites da área, a SH forneceu escoramentos com Multiform SH® para as paredes de contenção. Foi um grande desafio uma vez que não poderia ter erros, tínhamos uma grande carga atuando sobre nossos equipamentos. O evento ocorreu e usamos toda engenharia na solução e no acompanhamento in loco”, comemorou Jaime.

No fechamento dos nichos, outro desafio: escorar lajes pesadas com espessura maior que 1m sem que as operações fossem interrompidas. Para isso o engenheiro de projeto da SH, Vitor Antunes, elaborou um projeto de escoramento invertido com os equipamentos SH 200 e Perfil W.

cute_b_proveto

A SH atuou também no fornecimento do SH 200, Tubos e Braçadeira, para passarela sobre o canal do Jardim de Alah, o Concreform® SH para regularização das paredes de contorno da estação. Além do travamento das cambotas das paredes de exaustão, com o SH 20.[:]

Posts Relacionados

Instituto Stella Demarco | SH

SH como sua fornecedora! 5 motivos para nos escolher.

SH apoia o Instituto Compartilhar na missão de proporcionar oportunidades

A SH marcou presença na 33º edição da Bauma, maior exposição mundial de construção. 

Obra no Parque Olímpico conta com soluções de acesso

SH fornece soluções para construção da Vila dos Atletas

Categorias

A SH explica!

Artigos

Clipping

Eventos

Notícias

Obras

Digite aqui o que deseja procurar