Escoramento do contrapeso de equipamentos portuários com o uso de andaime é considerado marco na história da manutenção de equipamentos portuários.
O Terminal Praia Mole (TPM), localizado em Vitória, Espírito Santo, no Complexo de Tubarão, especializado em operações de descarga de granéis, sobretudo combustíveis sólidos, é o maior terminal desse segmento no Brasil e atende as principais indústrias siderúrgicas do país.
O projeto, realizado em 2015 e conduzido pela Indumep – Indústria Mecânica Paraíso Ltda, tinha como propósito fazer a manutenção da Recuperadora de Carvão RC07, realizando a troca de rótulas do Contrapeso, Jib Frame e Ponta da Lança (estruturas da Recuperadora de Carvão). Foi necessário escorar contrapeso de 290 toneladas e Ponta da Lança com mais 150 toneladas, o que auxiliou tanto no acesso, quanto no escoramento.
Execução dos equipamentos SH:
Execução Contrapeso:
- Escoramento para 290 toneladas;
- Conjunto de 06 torres;
- Uso de tubos e braçadeiras;
- Capacidade de 75 toneladas por torre;
- Utilização de Perfil W300, W200 e C-018 no topo para apoio do macaqueamento;
- Distribuição de chapa metálica na base para distribuição de cargas no solo;
- Altura do contrapeso de 23 metros;
- Total de 72 toneladas de equipamentos mobilizados distribuídos em: Tubo, BR, Perfis W.
Execução Jib Frame:
- Conjunto de 03 torres;
- Utilização de Modex® SH;
- Capacidade de 15 toneladas por torre;
- Utilização de Perfil C-12e C-18;
- Torres Modex® SH e Perfil C com altura de 10 e 5 metros;
- Total de 4,9 toneladas de equipamentos mobilizados.
Execução Ponta da Lança:
- Escoramento solicitado para 150 toneladas;
- Conjunto de 03 torres;
- Uso de tubos e braçadeiras;
- Capacidade de 50 toneladas por torre;
- Utilização de Perfil W300, W200 e C-018 no topo para apoio do macaqueamento;
- Altura da ponta da lança de 11 metros;
- Total de 18 toneladas de equipamentos Tubo BR e Perfis W mobilizados.
Um dos maiores desafios para a execução dessa obra de manutenção de Recuperadora de Carvão da Vale foi atender as exigências quanto a memórias de cálculo que eram solicitadas pela Vale para o nosso cliente direto. Devido a grande importância do maquinário da Vale, foi necessário executar todas as atividades dentro de um cronograma bastante restrito.
“Sem sombra de dúvidas saímos deste grande desafio ainda mais fortes profissionalmente e como empresa. Foi possível mostrar para a Vale e para a Indumep o quanto a Engenharia da SH é forte, e seus equipamentos capazes de solucionar os desafios que surgirem, tais como escorar 300 toneladas à 24m de altura de uma recuperadora de carvão (RC07) . O Suporte Técnico prestado pelos Engenheiros André Santos, Erick Barros e Irene Oliveira, além do Projetista GianCarlo Pina, foi fundamental para o resultado final satisfatório da obra. Tivemos presentes full time em obra, e utilizamos softwares específicos para análise da estrutura, tendo sido pioneiros neste tipo de solução em área portuária. Após o término, fica a sensação de dever cumprido, e o orgulho por ver nos elogios dos clientes a realização do nosso propósito maior: encantar nossos clientes com um atendimento de excelência. Tenho orgulho pessoal por ter participado desse momento tão especial para a SH.” contou André Santos, Supervisor de Assistência Técnica da Unidade SH Espírito Santo.
Reconhecimento do Cliente:
“A Vale é uma empresa Global que em todas as suas unidades preza pela segurança, tanto é assim que um dos nossos principais valores é “A Vida em Primeiro Lugar”. Partindo dessa premissa, relato aqui o sucesso da Reforma Estrutural da Recuperadora RC07 na qual a SH forneceu o escoramento da lança e contra lança da Recuperadora, no caso dessa última, o escoramento (4 torres de 23 m de altura que sustentaram a caixa de contrapeso) suportou aproximadamente 290 toneladas. Essa façanha foi possível pois, a SH, em conjunto com a Indumep e Vale, desenvolveram, planejaram, calcularam e executaram esse projeto de forma segura. O escoramento do contrapeso de equipamentos portuários com a utilização de andaime é considerado marco na história da manutenção de equipamentos portuários.”
M. S. Eng.ª Civil Warlley Soares Santos – Integridade Estrutural – Porto de Tubarão
“Em busca de parceria no mercado, entramos em contato e solicitamos uma visita dos representantes da SH. Os engenheiros Yuri Borgo e André Santos verificaram o tamanho do desafio que teríamos pela frente: escorar o contrapeso da máquina de 290 toneladas e 23m de altura e a parte da lança de 150 toneladas a 12 metros de altura. Para idealizar o projeto, unimos as engenharias da SH e da Indumep, e definimos a forma de escoramento. O projeto do escoramento do contrapeso contempla 6 torres de escoramento, 4 para suportar 300 toneladas e 2 para suportar 60 toneladas. Com o comprometimento de todos os envolvidos o projeto foi colocado em prática, e conseguimos chegar no objetivo final de realizar a substituição das rótulas.’’
Warley Moreira Soares – Engenheiro Mecânico Indumep
Colaboradores SH que contribuíram com esse Projeto da Recuperadora de Carvão da Vale:
Gerente Unidade SH Espírito Santo: Daniel Goldring
Supervisor Comercial Unidade SH Espírito Santo: Yuri Borgo
Supervisor Assistência Técnica Unidade SH Espírito Santo: André Santos
Supervisora Técnica Unidade SH Espírito Santo: Irene Oliveira
Projetista Unidade SH Espírito Santo: Giancarlo Pina