A SH está na obra do empreendimento que deverá tornar o estado do Espírito Santo, uma referência de polo naval para o Brasil: o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA). Localizado em Barra do Sahy, Aracruz – ES, o estaleiro será responsável pela construção de embarcações, navios sondas e estruturas especializadas na extração e produção de petróleo. Com 40% de suas obras concluídas, o EJA recebeu em maio o casco do primeiro navio sonda para exploração do pré-sal brasileiro com uma previsão para ser entregue em junho de 2015.
Contrada Empa S/A Serviços de Engenharia, a SH fornece o sistema Concreform SH®, para as vigas sobre o estaqueamento, e o sistema Multiform SH®, aliado a Plataformas AS-150, para a execução das vigas em concreto armado que faz consolidação com as vigas pré – moldadas, e escoramento convencional com tubos e perfis, para as lajes do cais. Essa foi a primeira utilização do sistema Multiform SH® para a execução de uma geometria especial sem arremates, possibilitando a redução de mão de obra, o aumento da produtividade e uma maior facilidade na execução, ainda mais por esta etapa da obra ser em cima do mar. A estimativa é que, em pico, a obra tenha utilizado 350 toneladas de equipamentos SH.
“Com reuniões técnicas constantes com o cliente, conseguimos a industrialização de grande parte do processo construtivo e acompanhamos bem o cronograma da obra”, conta Roni Fontenele, Assistente Técnico responsável pela obra. “É uma obra que será referência no continente americano devido a sua complexidade executiva. A construção das estruturas do empreendimento e a demanda por qualidade e alta tecnologia demonstraram toda a capacidade de atendimento da SH nas áreas tecnológica, técnica e de logística”, completa Fontenele. A SH está na obra desde outubro de 2013.
O Estaleiro Jurong Aracruz
O Estaleiro Jurong Aracruz faz parte da Sembcorp Marine (SCM), de Cingapura, que é um grupo líder mundial de engenharia marinha e oceânica. O projeto de instalação do estaleiro inclui um dique flutuante, um cais de atracagem, como também oficinas de acessórios de tubulação e a fabricação de aço.
Após sua conclusão, prevista para o primeiro semestre de 2015, o Estaleiro Jurong Aracruz será capaz de atender não só as demandas da Petrobras como também as exigências do mercado mundial, com capacidade para assumir a construção de plataformas, semissubmersíveis e jack-ups de perfuração, plataformas e embarcações de suprimentos como também de integração de FPSO (flutuantes de produção, armazenamento e descarga) e da fabricação de módulos de integração, além dos tradicionais serviços de reparos de sondas de perfuração, reparos, modificação e melhoramentos em embarcações.
Área total do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA): 845,000 m2
Dique seco: 510 m x 120 m x 11 m
Processamento de aço: 4 mil ton/mês
Cais: 740 m