Pilares e vigas de estação da Linha 13 contam com solução mista de fôrmas. Nova linha de trens de São Paulo atenderá Guarulhos.
São Paulo vai ganhar uma nova linha de trens até o fim de 2016. As obras para construção da Linha 13 – Jade já começaram e a primeira estação das três a serem construídas já está sendo erguida. Trata-se da nova estação em Engenheiro Goulart, ela será responsável pela ligação entre as linhas 12, já existente, e 13.
A nova linha terá aproximadamente 12.2km e tem como objetivo atender o munícipio de Guarulhos, que ainda não tem sistema de transporte público ferroviário, além de criar um novo modal de acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo. A linha Jade será composta pelas estações Engenheiro Goulart, Guarulhos Cecap e Aeroporto de Guarulhos. A estimativa é que sejam transportados cerca de 120 mil passageiros por dia. O investimento para a construção da linha é de R$ 1,8 bilhão.
O Consórcio HFTS, que é responsável pela construção dos lotes 1 e 3, contará com as soluções das formas Tekko® SH e Concreform® SH para execução de pilares e vigas. O arquiteto Rogério Uliana, supervisor de contrato da obra, conta como e porque as fôrmas foram optadas nesse caso. “A obra conta com pilares oblongos com geometria única em concreto aparente, neste caso a fôrma de madeira poderia comprometer o acabamento. Por isso, ao estudarmos a obra, propusemos uma solução mista, aplicando fôrmas circulares metálicas em conjunto com as fôrmas Tekko ® SH”.
Pilares oblongos têm como característica uma geometria específica onde seu desenho, em planta, se dá através de dois semicírculos, estendidos por um segmento de reta.
Além disso, o LTT e LTT Extra, Cimbramentos metálicos e o SH 20 (de madeira) serão utilizados no escoramento das estruturas da estação. Já para acesso, a solução será com Modex® SH e a Escada Modular Modex® SH.
Saiba mais sobre as soluções para esta obra: Tekko® SH,Concreform® SH, LTT e LTT Extra, Modex® SH, Escada Modular Modex® SH.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!