Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Prefeitura de Santos promete destino mais sutentável aos resíduos da Construção Civil

A Prefeitura de Santos aprovou a Lei Complementar 792 que institui o Programa Municipal de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil (RSCC). O projeto vai reduzir o impacto ambiental causado pelos canteiros de obras além de ampliar a vida útil dos aterros sanitários, onde o lixo da construção é depositado.

A Lei estabelece procedimentos técnicos adequados para o melhor reaproveitamento e descarte dos materiais, além da distribuição mais eficiente dos postos de coleta. O programa regulamenta o uso das caçambas para o depósito dos resíduos e permite que equipamentos com até 2,7 m de altura sejam estacionados em vias públicas durante três dias seguidos.

A prefeitura vai se responsabilisar também pelas campanhas educacionais que orientarão empresas, trabalhadores autônomos e cidadãos comuns. Os produtores de resíduos utilizam métodos que causam danos a saúde pública e de elevados custos ambientais.  O mais comum são os incineradores de lixo, onde uma poeira altamente tóxica é liberada no ar.

Essa técnica vem sendo banida em vários países, a exemplo da Alemanha que desde 2010 proibiu o uso  dos incineradores. O método de descarte sustentável previsto na lei determina que os geradores sigam as etapas de caracterização, triagem, acondicionamento, trasporte, estocagem, destinação e deposição final dos resíduos.

O Plano Municipal estabelece que geradores de entulhos que não excedam 200 kg ou 1 m³ serão atendidos pela coleta, trasporte e destinação final uma vez na semana. Entulhos a partir dessas quantidades são considerados de grande volume e deverão requerer análise do órgão municipal do meio ambiente para obter a licença de edificação e demolição.

A maior aposta da Prefeitura de Santos é investir na coleta seletiva. Das 15 mil toneladas de resíduos coletados mensalmente, 50% são orgânicos. Estima-se um potencial de 7,5 mil toneladas de resíduos que possam ser reciclados e, consequentemente, gerar renda às Associações de Catadores e toda cadeia produtiva.

Fontes:

http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/santos-no-litoral-paulista-cria-programa-para-descarte-de-residuos-276433-1.asp

http://forumdacidadania.org.br/site/?page_id=2022

http://www.comprasmunicipais.com/noticia.aspx?codNoticia=496

SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!

Posts Relacionados

Fôrmas Industrializadas X Fôrmas Convencionais

Boreal Tower: Eficiência e Tecnologia com o Lumiform® SH

Governança e Eficiência nas Obras Públicas

O que rolou na nossa última Masterclass SH?

SH Digital: A tecnologia que simplifica sua obra

SH: Compromisso que Faz a Diferença

Categorias

A SH explica!

Artigos

Eventos

Notícias

Obras