Obra residencial, localizada na Praia Brava de Itajaí, em Santa Catarina, está sendo conduzida pela Laer Engenharia LTDA, com projeto do arquiteto Índio da Costa e com fornecimento da SH Formas, Andaimes e Escoramentos. A residência está sendo construída sobre um grande talude, e terá ao todo três pavimentos com aproximadamente 1.500m².
A inclinação do terreno foi um grande desafio, mas a gama de equipamentos versáteis da SH, e sua equipe técnica experiente, acostumada a lidar com condições adversas, permitiram que as melhores soluções de escoramento fossem apresentadas e adotadas na obra. Para o projeto foram utilizados equipamentos normalmente aplicados em obras de infraestrutura, como Perfis W para vencer grandes vãos, de modo a criar apoios entre torres de altas cargas, como o sistema de Torres LTT Extra, com capacidade de cargas de até seis toneladas por poste. Além desses, o sistema Lumisystem SH possibilitou a aplicação de cargas ainda maiores, garantindo toda a segurança.
Vanessa Bridi, Projetista da SH Paraná, contou um pouco dos desafios desse projeto:
‘‘O projeto, a princípio, era somente o escoramento de uma grande residência, com alguns balanços, mas que não parecia ter nada de diferente ou espetacular. Meu olhar para o projeto começou a mudar já na primeira visita à obra, quando nos deparamos com o terreno sobre o qual ela a casa seria construída: um terreno bem desnivelado. A partir daí começaram os nossos grandes desafios: a estrutura era bem pesada, o cliente precisava do escoramento para três pavimentos acumulativos, e com isso as cargas que descarregavam no solo eram muito altas e o sistema convencional não suportaria. Pilares enormes com concreto aparente seriam executados onde nosso equipamento precisava ficar, e respeitando os espaçamentos simétricos indicados no projeto do arquiteto. Então foram necessárias muitas horas de conversa e reuniões com o cliente, inúmeros cálculos, para indicar nosso equipamento mais adequado que poderia vencer os vãos e ocupar os espaços possíveis, em que centímetros faziam toda a diferença. Foi preciso desviar de taludes e dimensionar cada pé de torre com uma altura diferente. Hoje, com a obra executando seu último pavimento, posso dizer que foi gratificante, desafiador e de grande aprendizado, e maravilhoso acompanhar a obra sendo executada. Ver crescer em um grande barranco uma bela residência e saber que a SH foi uma parte importante dessa transformação dá muito orgulho!‘’
Todas as soluções dimensionadas foram estudadas juntamente com a equipe da obra, de modo a atender tanto as condições do terreno, que alteravam a cada pavimento, como também as propriedades dos equipamentos utilizados. Em conjunto, devido à irregularidade do terreno, foram criadas linhas de base especialmente para apoio do escoramento, o que auxiliou também nas soluções apresentadas.
‘’O maior desafio dessa obra foi, sem dúvida nenhuma, a solução técnica, que precisaria contar com a colaboração integral por três meses da Projetista da SH Paraná, Vanessa Bridi, para a elaboração e detalhamento de cada projeto ao longo da obra. Foram feitas várias análises, para diversas situações, até chegarmos à condição que atendia às propriedades técnicas dos materiais utilizados, além de atender às condições solicitadas pelo engenheiro e para vencer os desafios do terreno. Como o terreno já tinha sido aterrado, diferenças de centímetros inviabilizaram diversas soluções, obrigando-nos a reestudar cada caso, mas ao final encontramos a solução ideal que permitiu que o projeto saísse do papel’’ contou Franco Menegat, Supervisor Comercial da SH Paraná.
A ajuda de todos os departamentos da SH Paraná foi imprescindível, desde a Gerência, o setor de Manutenção e Qualidade, a Logística, a Assistência Técnica, e toda a área de Projetos. “Firmar essa parceria com a Laer Engenharia foi determinante para o sucesso da obra. A comunicação estreita entre o cliente e a SH fez com que tornássemos viável a melhor solução técnica para atender as cargas altas solicitadas pelo projeto e também pelo terreno. Concretagem de bases para auxiliar na execução de trechos mais complicados, assim como a movimentação de terra que foi feita para chegarmos à melhor solução de apoio, nivelamento de trechos de talude, em conciliação com todos equipamentos utilizados na obra, tornaram a execução dessa bela obra possível. Formamos um grande time!” finalizou Franco Menegat.
“Sabíamos que o grande desafio da obra seria o escoramento da estrutura. Já nas primeiras semanas de obra foram feitas algumas reuniões para conversarmos sobre o assunto. Como o condomínio não autorizou a retirada de terra do terreno, o desafio ficou ainda maior, pois para fazer a fundação precisaríamos movimentar a terra dentro do próprio terreno, fazendo com que o solo natural fosse aterrado no trecho, onde posteriormente serviria de apoio para o escoramento. Como o projeto estrutural pedia que o escoramento fosse cumulativo, o solo agora aterrado não suportaria tais esforços, desta forma partimos para a solução de se construir uma fundação para o escoramento. Na região tivemos dificuldades para encontrar uma empresa que tivesse essa experiência com estruturas de alto porte, a mão de obra local acostumada a fazer o escoramento convencional de madeira, também foi um desafio. Por fim conseguimos unir a experiência da SH, a qualidade de um mestre de obras experiente e perfeccionista com o desejo do cliente e Arquitetura, e agora apreciar a admiração dos que vêem essa estrutura é gratificante.” complementou o Engenheiro Montenegro, da Empresa Laer Engenharia LTDA.
A obra, que teve início em janeiro de 2019, tem previsão de término em 2020, e contou com aproximadamente 220 toneladas de equipamentos da SH.
Colaboradores SH que contribuíram com esse Projeto:
Gerente Unidade Paraná: Eduardo Vasconcelhos
Supervisor Comercial SH Paraná: Franco Menegat
Supervisor de Logística: Eduardo Montino
Assistente Técnico: Robson Baptista
Supervisora de Projetos: Carla Gebur
Projetista: Vanessa Bridi