A Unidade de Porto Alegre da SH atende a obra do Consórcio Fidens Sanenco que abastecerá cerca de 250 mil moradores em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
O Consórcio Fidens Sanenco, formado pelas empresas mineiras Fidens Engenharia S.A. e pela Construtora Sanenco Ltda., está promovendo a construção da Barragem do Sistema Arroio Marrecas, uma obra do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) da cidade de Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.
O Sistema Arroio Marrecas fica na bacia hidrográfica Taquari-Antas. A obra ocupa cerca de 500 hectares e sua represa, com aproximadamente 80 metros de altura, tem capacidade para acumular até 33 bilhões de litros de água e vazão inicial prevista de 900 litros de água corrente por segundo. A extensão é de 835 metros, sendo 400 metros em área de barragem de terra e o restante em CCR (Concreto Compactado a Rolo). São 215 hectares de área alagada. “A obra é particularmente importante para a Unidade, pois tem faturamento expressivo e prazo longo, permitindo estabilidade para alavancar o faturamento”, explica Cleverson Sabatke, Gerente Comercial Nacional que, na época de fechamento da obra, assumia o cargo de Gerente da Unidade, hoje a cargo, de Kleber Bittencourt.
Para a realização dessa obra foram utilizados cerca de 280 mil metros cúbicos de concreto em rolo, 30 mil metros cúbicos de aterro compactado, 400 mil metros cúbicos de escavação em rocha e 220 colaboradores em ação no pico do trabalho.
A construção da Barragem do Sistema Arroio Marrecas teve início em dezembro de 2010 e a previsão de término é em outubro de 2011. A SH está fornecendo Mísula SH®, Concreform SH®, Fachadeiro®, Torres de Carga LTT e Perfis Metálicos. Todos os equipamentos chegam à obra, prontos para aplicação. A barragem deverá abastecer cerca de 250 mil moradores na região nos próximos vinte anos e proporcionar água de melhor qualidade para a população de Caxias do Sul – RS. “A percepção do atendimento prestado pela equipe às demandas da obra e os diferenciais dos equipamentos SH, proporcionou o fechamento de mais 3 obras com o mesmo cliente: duas Estações de Tratamentos de Esgotos e uma Estação Elevatória. Essa é uma prova de que a equipe está mesmo no caminho certo”, conclui Cleverson. Também participam dessa obra, o Supervisor de Contratos, Diego Andrade e Leonardo Oliveira, de Assistência Técnica.