Obra conta com investimento de 1.3 bilhões
O Terminal de Múltipla Utilidades Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante-CE, está sendo ampliado e o projeto já está em sua segunda fase. A SH, atendendo à Construtora Marquise S/A, empresa que lidera o consórcio MQI, participa desta obra que inclui a construção de uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente, com 1.570m de extensão, pavimentação de 1.065m sobre o quebra-mar, ampliação do quebra-mar em 90m além da construção de 600 m de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres.
A ampliação atenderá a futura refinaria de petróleo Premium II e a siderúrgica que está sendo construída na região, além de viabilizar o funcionamento da ferrovia Transnordestina, instalando dois berços. Foram investidos R$ 1,3 bilhões no projeto de ampliação.
Sirlei Durães, Supervisor de Projetos na unidade da SH em Fortaleza, explica quais são as soluções da empresa nesta segunda etapa: “Nas estacas da estrutura estão sendo posicionados os consoles metálicos para dar suporte ao escoramento. Para esse escoramento estamos usando Perfil AL22 como perfil primário e Perfil AL15 como secundário, criando assim, um tablado em cima dos consoles para a fixação das fôrmas Concreform SH®”.
Além dos Perfis AL22 e AL15 e o Concreform SH ®, os Tubos 48 mm e forcado 48 duplo somam, aproximadamente, 107.000,00Kg de equipamentos da SH em obra.
“O desafio da SH nessa obra é fornecer equipamentos resistentes, mas sem perder a praticidade. O cliente exigiu a utilização de perfis em alumínio por conta da alta corrosão no ambiente marítimo e que também permitissem a fixação de todo o conjunto, pois a força do movimento das marés arrancaria o escoramento do console e o jogaria ao mar”, explica Enio Chaible, gerente da Unidade de Fortaleza-CE.
O projeto é executado todo com a forma Concreform SH ®, um sistema versátil que eliminou o uso de formas convencionais e arremates de madeira, além de ser mais resistente a água salgada tem uma produtividade excelente, fundamental a um canteiro de obra onde o turno de trabalho é determinado pelo movimento das marés.
A primeira fase aconteceu em 2011 e a SH também forneceu soluções para a Construtora Marquise S/A e a Ivaí.