A SH está na obra de implantação da usina de cimento da Supremo Cimento S/A, em Adrianópolis – PR. A expectativa é que, com a nova unidade, a companhia atinja a produção de 1,85 milhões de toneladas de cimento por ano. O investimento total na obra por parte da Supremo é de cerca de R$ 340 milhões.
São vários trechos de obra atendidos pela SH, entre eles, vale destacar a torre de ciclones com 104m de altura total e pé direto, entre lajes de 30m e silos de 40m a 60m, como os silos de cimento, clínquer e pré homo. “O grande desafio foi suprir a necessidade de uma obra de grande porte com vários trechos sendo executados concomitantemente e diversas soluções diferenciadas. Fizemos mais de 80 projetos e foram mais de 100 carretas de material SH para a obra. Para este atendimento, foi necessário que o Assistente Técnico Olivaldo Fagundes ficasse alocado na obra gerenciando a montagem do material, remanejamentos e movimentações”, conta Fernanda Cardoso, Engenheira e Supervisora de Contratos da unidade SH, no Paraná, que atende a obra.
As negociações para a obra começaram no final de 2011. A obra teve início em fevereiro de 2012. A parte civil deve encerrar até o final do ano de 2014 e montagem mecânica deve acontecer até 2015. No empreendimento, são utilizadas todas as linhas de equipamento as SH: escoramento para lajes e vigas, travamento, Cf, Tekko® SH, AS150, andaimes Fachadeiro® SH, torres LTT e LTT Extra, plataformas de trabalho aéreo (PTA’s) e escada modular Modex® SH. “No pico da obra chegamos a 1.000.000kg de material. Em todas as estruturas da fábrica, por exemplo, foi necessária a escada modular Modex® SH. Com isso hoje temos mais de 450m de escada montada em obra”, contabiliza a Engenheira.
Inicialmente, a SH foi contratada pela Construtora Stein, que está fazendo cerca de 80% da parte civil. Depois, foi fechado contrato direto com a Supremo Cimento S/A, para fornecimento de equipamentos para trechos não administrados pela construtora. “A Construtora Stein é uma grande cliente SH. Temos um histórico de mais de 20 anos de relacionamento e, neste empreendimento, reforçamos nossos laços de parceria. Desde o orçamento, investimos na qualidade do atendimento e no desenvolvimento de soluções. Premissa que continua agora no atendimento efetivo da obra”, diz Fernanda. “Já nossa contratação direta com a Supremo Cimento S/A aconteceu progressivamente. Inicialmente, fornecemos alguns andaimes Fachadeiros® SH para realizarem uma pequena obra fora da fábrica e, hoje, todas as obra que não são feitas pela a Construtora Stein a Supremo Cimento S/A nos procura diretamente para fornecer o material para as construtoras”, conclui.
A cidade de Adrianópolis é localizada na região mais pobre do Paraná – o Vale do Ribeira. A previsão é que a cidade vire um polo da indústria cimenteira, com a chegada de mais quatro fábricas de cimento a serem instaladas na cidade.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!