Equipamentos SH montam o cenário do musical Ópera do Malandro.
Na área da Engenharia, determinados tipos de construção, que requerem uma maior especialização, tal como pontes, viadutos, túneis, são classificados como obras de arte. No entanto, a proximidade da arte com mercado da construção vai além das obras com geometrias especiais pelas cidades.
A SH, empresa líder em fornecimento de formas para concreto, andaimes e escoramentos, é uma apoiadora de uma nova montagem da “Ópera do Malandro”, clássico de Chico Buarque de 1978, que estreou em julho desse ano no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No palco, além dos atores e da banda, responsáveis pelo espetáculo, uma estrutura montada com 1.000 metros do sistema de andaimes Modex SH® e tubos preenchem o espaço como item principal do cenário criado por Aurora dos Campos. “Pensamos em usar andaimes para construir essa estrutura por serem materiais prontos, de encaixe prático e com característica industrial, especialmente o Modex SH® que nos dá mais possibilidades de construções fora do padrão”, conta a coreógrafa.
Totalmente pintada de preto e iluminada, a estrutura de sete metros de altura toma por papel uma construção abstrata, com um desenho simples, com vários níveis e nichos, onde atores e músicos transitam, surpreendendo o espectador. “Os andaimes assumem funções de lugares diferentes como a cadeia, a casa da Lapa ou o esconderijo do Max, o nosso Malandro”, completa Aurora.
Essa não é a primeira vez que a empresa fornece equipamentos para uma apresentação. No ano passado, as torres com travessas e diagonais do Modex SH® foram montadas no Midrash Centro Cultural, também no Rio de Janeiro, para receber a instalação “Cântico”, do fotógrafo Flávio Colker. Em uma performance dirigida em parceria dele com a irmã, Débora Colker, a bailarina Daniela Vidal abriu o evento, com uma dança sensual, no muro do instituto, em cima da estrutura da SH.
Ópera do Malandro
Direção: João Falcão.
Local: Theatro Net Rio • www.theatronetrio.com.br
Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana.
Dias: de quinta-feira a sexta, às 21h, sábado às 21h30 e domingo às 20h.