obra de expansão de fábrica de celulose da bracell
O Projeto Star representa a obra de expansão de fábrica de celulose da Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e especial do mundo, aumentando a sua capacidade de produção atual de 250 mil toneladas por ano para mais de 1,25 milhões de toneladas por ano de celulose solúvel, se tornando a maior do Brasil. Localizada em Lençóis Paulista, São Paulo, esse é um projeto da CESBE SA Engenharia e Empreendimentos, e conta com soluções de formas, andaimes e escoramentos da SH.
‘’O conjunto de demandas para a execução da estrutura era bastante grande: uma grande concentração de cargas e interferências exigiria aproveitamento máximo da resistência dos equipamentos, assim como o prazo apertado para o atendimento também exigiria esforço logístico para o fornecimento de maneira que atendesse a linha de montagem dos equipamentos in loco. Mas o cuidado no dimensionamento em projeto e o planejamento das retiradas, que ocorreram em diversas unidades da SH para otimização do cronograma de fornecimento, garantiram o sucesso da operação. ’’, contou Fellipe Saraiva, Especialista Técnico da Unidade SH São Paulo.
Nesta obra foram utilizados Andaimes Modex® SH, Torres de Carga LTT e Torres de Carga LTT Extra e Formas Concreform SH®. O pico de obra, que foi em Outubro desse ano (2020), contou com 522 toneladas de equipamentos SH em obra. Para confecção das estruturas de concreto foram utilizadas Formas Concreform SH® nos pilares e vigas, Torres de Carga LTT e Torres de Carga LTT Extra para escoramento de vigas e lajes, além dos Andaimes Modex® SH para acesso às estruturas.
A expertise da SH com obras industriais foi fundamental para a elaboração do projeto e para o acompanhamento da execução em campo, além da gama de soluções para escoramento que, combinadas, formaram a solução ideal para a confecção da estrutura projetada pelo cliente.
‘’O maior desafio da execução de estruturas de porte pesado como as presentes nessa obra, é o correto casamento entre as soluções de forma e escoramento, que devem ser estudadas com bastante cuidado, atentando-se às altas cargas a que serão submetidas, utilizando os equipamentos corretos. Além disso, o alto volume de equipamentos utilizados num curto período de tempo demandou um planejamento logístico específico para o atingimento das datas solicitadas pelo cliente para o fornecimento. ’’, completou Fellipe Saraiva, Especialista Técnico da Unidade SH São Paulo.
Os trabalhos se iniciaram nos primeiros meses de 2020 e devem ser concluídos até o segundo semestre de 2021.
Equipe SH Infraestrutura que contribuiu com esse Projeto:
Especialista Técnico Infraestrutura SH: Fellipe Saraiva
Supervisor de Montagem SH: Manoel Rodrigues