Londrina – PR vai receber um novo centro médico até 2018. O empreendimento chama-se Palhano Medical Center e está sendo executado pelo grupo GBX. Localizado em uma das regiões mais nobres do município, a Gleba Palhano, o Palhano Medical Center será um Centro Integrado de Saúde que reunirá consultórios médicos de diversas especialidades, consultórios odontológicos, clínicas médicas, centro de diagnóstico médico, laboratório clínico, hospital geral, hospital dia e serviços de apoio. O objetivo é suprir a demanda com um novo conceito mundial de atendimento médico.
O empreendimento terá área construída de 33 mil metros quadrados, abrangendo 23 pavimentos, sendo quatro subsolos para estacionamento com mais de 400 vagas de garagem. No térreo estarão o Pronto Atendimento e o Centro de Diagnóstico Médico, com três recepções independentes para acesso ao Hospital, Consultórios e Centro de Diagnóstico. Quatorze andares serão destinados a consultórios, totalizando 186 salas modulares com, aproximadamente, 35 metros quadrados.
A empresa responsável pela obra explica que as lajes serão planas e sem vigas o que garante sustentabilidade e permite total mobilidade para o planejamento das instalações internas dos consultórios. As paredes serão em drywall e inseridas de acordo com as exigências das especialidades médicas, do piso ao teto, com total isolamento acústico. Para cada consultório, está previsto um estudo de layout que será realizado pelos arquitetos especializados. O projeto arquitetônico do empreendimento também atende os conceitos da sustentabilidade ambiental com a utilização de vidros reflexivos para o aumento do conforto térmico e a diminuição do consumo de energia elétrica por ar condicionado. O empreendimento terá sistema de captação de água da chuva, iluminação de led nas áreas comuns, elevadores inteligentes, coleta seletiva de resíduos e bike parking.
Para viabilizar a execução dessas estruturas, o grupo GBX conta com as soluções da SH no fornecimento de fôrmas para concreto e escoramentos metálicos que, juntos, somam cerca de 160 toneladas. O engenheiro André Ricardo, Supervisor de Contratos da SH, explica como os equipamentos da empresa atuam na obra. “Devido as lajes serem planas, foi realizado um estudo de escoramento que apontou o sistema Topec® SH como a melhor solução, já que permite a montagem de lajes, sem a necessidade de cortes, pregos e emendas”.
André explica ainda que a obra conta com grandes trechos de cortinas de concreto e que para a execução delas foi utilizado o sistema Concreform SH® que é composto por painéis em chassis de aço galvanizado forrados com compensado plastificado, conectados com apenas três grampos que os unem e alinham simultaneamente, dispensando perfis extras e garantindo um acabamento de qualidade. O sistema também está sendo aplicado para a concretagem dos pilares. Além desses equipamentos, a SH também fornece para a obra a Torre LTT para as lajes com pé direito duplo e perfis metálicos para travamento de pilares menores.