Um grupo de brasileiros se aproxima do estande da Jackupbarge. Mais a frente, um colega apressado e talvez mais experiente chama a atenção dos outros: “Gente, vamos voltar para a realidade?“. Na Bauma tudo é feito para impressionar, mas não seria necessário. Os equipamentos fazem esse papel – no tamanho, na potência ou na tecnologia. A Jack UPn Barge, de Xangai, oferece soluções offshore, como guindastes flutuantes, perfuratrizes aquáticas e equipamentos de drenagem de áreas portuárias assoreadas. Uma maquete de mais 10 m² deu conta de mostrar o portfólio de uma entre muitas empresas chinesas agora mais competitivas e atraentes para o público.
Na linha dos pesos-pesados, a também chinesa Sany, hoje um grupo mundial presente em 150 países incluindo o Brasil, exibiu entre outros equipamentos sua carregadeira de contêineres para ate 45 t e o guindaste Crawler SCC8300 para 300 t de ponta.
Muitas soluções em fundações
Juntamente com os equipamentos de terraplenagem, escavação e içamento, o setor de fundações detém um bom espaço da feira. As empresas Solimec, Bauer e Enteco apresentam as soluções mais atrativas da feira, com estacas hélice de grande diâmetro e capazes de executar estacas de mais de 40 m. A Bauer possui rotativas com dentes diamantados para perfuração de solos difíceis.
A Terex trouxe sua linha completa Power Screen de fresadoras e usinas móveis de asfalto. Esse tipo de equipamento ganha a cada versão mais rapidez, capacidade de operação e melhor planicidade do pavimento acabado.
Entre os equipamentos para escavação e contenção de trincheiras a céu aberto, as soluções da SBH Trench chamam a atenção pela precisão de travamento das comportas de aço, que garantem a segurança dos poços de partida para tuneladoras. Outras empresas oferecem também sistemas de fôrmas para contenção de trincheiras rasas e concretagem de paredes diafragma.
A pequena Legioblock oferece um sistema de blocos intertravados de concreto de grandes dimensões, para contenções ou paredes divisórias de baias industriais. O peso próprio e os dentes de travamento garantem a precisão necessária para dar estabilidade ao conjunto.
Paulo Kiss
À esquerda, Enteco e, à direita, Solimec
Paulo Kiss
À esquerda, Legioblock e, à direita, fôrma Pashal
Paulo Kiss
Sany
Paulo Kiss
SBH
Paulo Kiss
Usina móvel de asfalto Terex
Paulo Kiss
À esquerda, tWf e, à direita, Guindaste Sany Scc8300
Leia outros destaques da Bauma nas edições das revistas Téchne e Infraestrutura Urbana.
*O jornalista viajou a convite da SH.
Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/tradicao-da-bauma-equipamentos-pesados-na-area-de-exposicoes-travam-281035-1.asp