Junto à Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, a SH está participando do projeto de transposição de parte das águas do Rio São Francisco, nomeado pelo governo brasileiro como “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional“. A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.
A SH participa da construção das estações de bombeamento, pontes, passarelas, túneis, tomada d’aguas, bueiros, estruturas de controle, entre outras estruturas. Até o mês de março de 2014, já são 1.400 toneladas de equipamentos entregues em obra, entre os quais: Modex® SH (30.000 ml), Torres LTT SH e LTT Extra, Mísulas, Perfis C (26.000 ml), Concreform SH® (5.000 m²), Tekko® SH (500 m²), estruturas tubulares (30.000 m²) e Escada Modular Modex® SH.
“Nossa atuação nessa obra está sendo de forma diferenciada, pois possuímos uma equipe ’in loco’”, conta Matheus Chagas, Supervisor de Contratos da Unidade SH na Bahia, responsável pelo atendimento à obra. ”Devido ao volume de equipamentos e à dificuldade do cliente em obter um controle eficas dos mesmos, por se tratar de uma obra extremamente horizontal, o nosso Diretor Regional, Paulo Lago, propôs a solução de implantar, em obra, um sistema de atendimento diferenciado. Foi criada uma estrutura interna, onde possuímos um escritório dentro do canteiro do cliente. Dessa forma, conseguimos enxergar e identificar a necessidade do cliente no dia-a-dia e atender de forma imediata. Fazemos o controle de estoque, realizamos projetos, acompanhamos a montagem dos equipamentos e o controle daa qualidade, entre outras atividades que surgem na rotina do empreendimento”, explica o Supervisor Matheus.
A obra teve início no mês Março de 2013 e previsão de término é Março de 2015. Essa é maior obra de infraestrutura hídrica no país realizada pelo governo federal, que está sob a responsabilidade do Ministério da Integração. A transposição do Velho Chico também tem a intenção de garantir o abastecimento de água e fomentar o desenvolvimento econômico e social do Nordeste Setentrional – que concentra as áreas mais secas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Atualmente, estão empregados nas obras 8.705 profissionais da construção civil. Com a conclusão da transposição, devido à intenção de irrigar 50 mil hectares com agricultura de ponta, outros 150 mil empregos diretos poderão ser gerados.
“Por se tratar da maior obra de infraestrutura hídrica do país, nossa atuação mostra que a SH está preparada, tecnicamente e comercialmente, para desenvolver qualquer tipo de obra de grande porte e/ou infraestrutura. Isso aumenta a credibilidade da SH e dá mais segurança aos clientes em todo Brasil”, aponta Matheus.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!