Vantagens da Laje Plana
Com a crescente competitividade do mercado da construção civil, torna-se continua a busca de soluções que visam o aumento da produtividade e qualidade nas obras. A utilização da técnica de protensão para lajes planas vem sendo observada como uma alternativa dos engenheiros, arquitetos e investidores para aprimorar os métodos construtivos.
A laje plana tensionada é uma estrutura formada por uma laje de espessura constante apoiadas sobre pilares, se diferenciam das lajes convencionais pela eliminação das vigas como elemento de sustentação. O processo de tensionamento é obtido através do uso das monocordoalhas engraxadas e plastificadas que resultam em um processo simples, econômico e que oferece várias vantagens.
Vantagens:
- Redução da altura total da edificação pela eliminação das vigas;
- Redução do custo da fundação, devido a redução do peso da estrutura;
- Redução do números de pilares, logo observamos um aumento dos vãos;
- Maior liberdade para arquitetura, instalações e alvenarias;
- Processo de execução das fôrmas mais simples tanto na montagem quanto na desmontagem, resultando em redução de mão de obra, aumento da produtividade, melhor gerenciamento das fôrmas, velocidade de execução, redução dos prazos de execução, diminuição dos desperdícios.
É importante salientar que para quebrar paradigmas é preciso contar com profissionais que ofereçam apoio tecnológico para execução de projetos estruturais / fôrma, treinamento de equipe e planejamento de obra.
Em suma, podemos seguramente relatar que a laje plana tem representado uma simplificação da estrutura e conseqüentemente, uma redução de custos.
Contribuição: Engº Luiz Henrique, Supervisor de Contratos da SH