Trabalhe Conosco

Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Segurança em Andaime Suspenso.

Numa época de atividades intensas na construção Civil, a SH não podia esquecer-se de alertar para a segurança no trabalho. Todos sabem que trata-se de algo serio e importante, afinal a segurança no trabalho está diretamente relacionada com a vida e a saúde do trabalhador.

Nesta matéria comentaremos sobre andaimes suspensos, que são plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e manutenção, e quando tratamos de andaimes suspensos nos referimos a estruturas pesadas ou leves, em que o estrado é sustentado por travessas metálicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical com auxílio de guinchos.

O dimensionamento dos andaimes (sua estrutura de sustentação e fixação) deve ser realizado por profissional legalmente habilitado, pois devem ser projetados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos. Os projetos de andaimes devem indicar as cargas admissíveis de trabalho e os mesmos não devem receber cargas superiores às especificadas em projeto. Devem ser bem identificados, com placa colocada em local visível, onde conste a carga máxima de trabalho permitida e sua estrutura de sustentação deve resistir a, no mínimo, três vezes o maior esforço solicitante e deve ser contraventada de modo a impedir seu deslocamento horizontal. Todo o equipamento utilizado deve ser de boa qualidade e encontrar-se em bom estado de uso, atendendo às normas vigentes.

Nos andaimes suspensos, o vão entre o guarda corpo e o rodapé deve ser fechado, inclusive nas cabeceiras, com tela ou outro material equivalente. Além do fechamento entre o guarda-corpo e o piso, deve ser colocada tela ao longo de toda a periferia externa, para prevenir queda de objetos, tela essa que não deve ter malha maior que 25 mm.

Os andaimes suspensos devem ser convenientemente ancorados, de maneira que estejam protegidos contra oscilações em qualquer sentido. Outro ponto importantíssimo é o acesso ao mesmo, que deve, da mesma forma que o proprio andaime, atender às normas de segurança. Pode ser feito por elevador ou escada (marinheiro ou patamar), nunca com improvisos e “gambiarras”.

As quedas são um dos maiores riscos para quem trabalha em andaimes. Na grande maioria dos casos leva à morte. E quando não, as quedas podem causar fraturas e ferimentos. Por isso, as pessoas que trabalham em andaimes suspensos a mais de 2,00 m do solo não devem jamais trabalhar nos mesmos sem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles reduzem muito a chance de quedas, além de proteger o trabalhador de danos físicos.

Para movimentar-se de maneira segura em um andaime, devem ser usados os seguintes equipamentos:

  • Cinto de segurança tipo pára-quedista, com duplo talabarte (tira dupla), fixado em estrutura independente da estrutura de fixação e sustentação do andaime suspenso;
  • Capacete;
  • Cinto porta-objeto;
  • Botas;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Luvas de raspa e macacão.

Por outro lado, o andaime, principalmente o suspenso, tem de estar equipado com todos os dispositivos de segurança necessários. Lembrem-se que tudo deve sempre ser feito com responsabilidade e segurança.

Até a próxima matéria!

Contribuição: Geice Leal,  Especialista Técnico da SH.

Posts Relacionados

Dica de Ouro SH – Espaço para Leitura de Projetos

Método Construtivo: 6 Dicas Para Escolher o Ideal para a Sua Laje

Paredes de concreto: 5 razões para escolhê-las em sua construção

Treliças na Construção Civil: A Solução Versátil para Sua Obra

Concreto Autoadensável: Inovação que Revoluciona a Construção Civil 

Escoras e Formas de Escoramento na Construção Civil

Categorias

A SH explica!

Artigos

Clipping

Eventos

Notícias

Obras

Digite aqui o que deseja procurar