A Vale iniciou a construção de um viaduto no bairro Boa Vista, em Baixo Guandu-ES, no sentido Aimorés-MG, como parte de seus compromissos assumidos durante a renovação da concessão ferroviária em 2020.
O principal objetivo desta obra era otimizar o trânsito e reforçar a segurança na Estrada de Ferro Vitória a Minas, proporcionando impactos positivos na mobilidade urbana e na infraestrutura viária da região. Essa iniciativa, de grande importância social, visava aprimorar as condições de vida da comunidade local.
A SH desempenhou um papel crucial no projeto, contribuindo com soluções e equipamentos de alta qualidade ao longo de aproximadamente 7 meses.
A colaboração da SH foi essencial para garantir o sucesso e a eficiência da construção do viaduto, beneficiando diretamente a população e promovendo melhorias significativas na região.
A obra em questão apresentou um desafio significativo relacionado ao escoramento das abas de um viaduto, onde a amplitude do vão-livre atingiu 14 metros, acompanhada por um pé direto de 7,5 metros. Este projeto específico destacou-se pela necessidade de manter a circulação contínua da linha férrea sob o viaduto, caracterizada por um intenso fluxo de trens.
Diferentemente das abordagens convencionais que empregam escoramento em tubos e braçadeiras apoiadas nas longarinas do viaduto, este caso impôs uma restrição peculiar: a não permissão para utilizar a longarina como suporte. Essa condição adicionou uma complexidade adicional ao desafio, exigindo a busca por alternativas criativas e inovadoras para realizar o escoramento das abas com eficiência e segurança.
Em resumo, o desafio central dessa obra residiu na superação de um vão-livre longo, sem comprometer a operação ferroviária sob o viaduto, ao mesmo tempo em que se adaptavam às restrições específicas relacionadas à longarina.
Para superar essa limitação, a equipe de engenharia recorreu a uma variedade de equipamentos especializados, incluindo treliças SH100, Modex ® SH, Concreform SH®, formas circulares, New Jersey SH, LTT SH e escadas 325 SH. A escolha desses elementos demonstrou a necessidade de uma abordagem integrada e personalizada para atender aos requisitos específicos da obra, garantindo não apenas a estabilidade estrutural, mas também a conformidade com as restrições impostas.
A solução encontrada para esse dilema destacou a capacidade da equipe de engenharia em enfrentar desafios complexos e encontrar soluções inovadoras para garantir o sucesso da obra.
A SH é reconhecida pela qualidade e eficiência dos seus serviços em grandes obras. Mas não somos nós que dizemos isso. Quem afirma é um dos profissionais envolvidos, que contou com a parceria da SH.
Durante a obra do Viaduto de Baixo Guandu/ES x Aimorés/MG sobre a Ferrovia Vitória Minas com 63 metros de extensão, a Fortes contou com a parceria da SH Formas na resolução de um grande desafio: A busca por um sistema de cimbramento para vencer um vão de 14 metros sobre a ferrovia, sem a utilização de estrutura apoiado no solo, pois não poderíamos interromper o fluxo dos trens em nenhuma das duas linhas existentes.
Após muita discussão e visitas em campo da equipe Tecnica da SH, chegamos a proposta modular com torres de apoio e treliças, que se mostrou uma grande solução, pois precisávamos de um sistema que fosse rápido tanto para montar quanto para desmontar, pois durante a montagem dos módulos das treliças, a operação da ferrovia nos concedeu apenas duas horas de interrupção de fluxo de Trens nas duas linhas da ferrovia.
Parabéns a toda equipe SH que participou e nos ajudou a vencer esse grande desafio!