A SH foi contratada para realizar o cimbramento e escoramento do 21° pavto de uma estrutura já concluída pela construtora com equipamento próprio. Estrutura em laje nervurada com 0,35m de altura e vigas robustas de 0,60m x 1,35m, 0,30m x 1,80m apoiada em pé direito 6,48m (20° pavto) com três avanços sem apoio. Os avanços da estrutura possuem medidas de 1,80m, 3,35m e 4,75m, todos com vigas de borda com medidas de 0,20m x 1,20m.
Área do pavimento é de 400m².
A estrutura do edifício enfrentou desafios significativos no 21º pavimento devido à falta de apoio em três laterais que se projetavam além da periferia da torre.
Isso exigiu a utilização de cimbramento e escoramento das lajes e vigas da estrutura, apoiados em vigas metálicas para balanços menores e treliças para vencer o balanço maior. Além disso, as duas extremidades da estrutura sem apoio exigiram treliças com balanço de 6,20m, apoiadas na laje do 19° pavimento com altura de 9,70m.
Para suportar e sustentar as lajes que se estendem para fora do prédio
(conhecidas como lajes em balanço), utilizamos diferentes tipos de suportes,
dependendo do tamanho da extensão. Os projetos incluíram o uso de barras de ancoragem, perfis metálicos e alumínio, com furações nas lajes já executadas e cálculos de cargas em cada ponto dos balanços.
Para avanços de 1,80m e 3,35m, usamos perfis metálicos do tipo W310, enquanto para avanços maiores, de 4,75m, optamos por uma treliça do tipo SH 100. Para fixar esses suportes às lajes, fizemos furações nas lajes já construídas e calculamos as cargas que cada ponto de suporte deveria
suportar.
Além disso, para sustentar uma parte da estrutura que se estendia por
6,48m, tivemos que usar uma peça especial de alumínio – escora Lume com
prolongador. No entanto, devido à presença de vigas de bordo muito pesadas no 21° pavimento, tivemos que tomar medidas adicionais. Tivemos que reforçar todo o suporte das lajes em balanço, do 18° ao 5° pavimento, para garantir a segurança da estrutura.Essas decisões foram tomadas após consultas com um engenheiro estrutural especializado, que especificou a direção em que o concreto deveria ser aplicado e recomendou dividir a construção das vigas altas em duas etapas para garantir a estabilidade e a qualidade da obra.
O escopo de trabalho incluiu o escoramento da laje do heliponto e o reescoramento de pavimentos posteriores, com a execução de lajes em balanço a mais de 50 metros de altura. Usamos uma variedade de equipamentos, como treliças SH 100, torres de carga LTT, EXTRA e Modex, perfis W, perfis C e acessórios, coordenando-os cuidadosamente para garantir o sucesso do projeto. CATALÃO – GO Cliente: GVC CONSTRUTORA LTDA EXECUÇÃO Após definir os projetos com o cliente, planejamos cuidadosamente o fornecimento de equipamentos essenciais para o local da obra. A SH desempenhou um papel crucial, organizando o transporte das treliças SH 100 diretamente da unidade de Belo Horizonte para o canteiro de obras. O planejamento preciso, o transporte eficiente e a seleção estratégica de equipamentos destacaram a excelência da SH na execução deste projeto complexo. A versatilidade e a experiência da equipe foram fundamentais para lidar com o desafio de escorar e reescorar lajes em
A equipe da SH esteve totalmente envolvida em um projeto desafiador que envolveu o último pavimento de um edifício de 21 andares, com extensos balanços usando treliças SH 100. A escolha desse equipamento se deu por ser mais leve que o perfil W, e por ser modular, facilitando o deslocamento e a montagem. Essa treliça atinge comprimentos maiores que perfis metálicos diminuindo assim a reação e punção na laje do cliente.
O cliente e a equipe acompanharam de perto o desenvolvimento dos projetos, a execução das cargas e cálculos, e monitoraram a obra em tempo integral. A logística foi gerenciada com precisão, garantindo equipamentos seguros e em perfeitas condições. O projeto foi um sucesso desde a concepção até a concretagem do pavimento, graças à dedicação da equipe e à atenção meticulosa aos detalhes.
ÁREA DO 21º PAVIMENTO
DE PÉ DIREITO DUPLO
TONELADAS DE SALDO EM OBRA
A SH é reconhecida pela qualidade e eficiência dos seus serviços em grandes obras. Mas não somos nós que dizemos isso. Quem afirma é um dos profissionais envolvidos, que contou com a parceria da SH.
Durante a obra do Viaduto de Baixo Guandu/ES x Aimorés/MG sobre a Ferrovia Vitória Minas com 63 metros de extensão, a Fortes contou com a parceria da SH Formas na resolução de um grande desafio: A busca por um sistema de cimbramento para vencer um vão de 14 metros sobre a ferrovia, sem a utilização de estrutura apoiado no solo, pois não poderíamos interromper o fluxo dos trens em nenhuma das duas linhas existentes.
Após muita discussão e visitas em campo da equipe Tecnica da SH, chegamos a proposta modular com torres de apoio e treliças, que se mostrou uma grande solução, pois precisávamos de um sistema que fosse rápido tanto para montar quanto para desmontar, pois durante a montagem dos módulos das treliças, a operação da ferrovia nos concedeu apenas duas horas de interrupção de fluxo de Trens nas duas linhas da ferrovia.
Parabéns a toda equipe SH que participou e nos ajudou a vencer esse grande desafio!