Em 25 de outubro, é comemorado o Dia do Patrono da Construção Civil – Santo Antonio de Sant’Anna Galvão (Frei Galvão), o Dia dos Profissionais do Sistema Confea/Crea, o Dia da Construção Civil e o Dia dos Profissionais da Construção Civil. A SH aproveita a data para parabenizar todos os profissionais desse setor!
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREAA fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREAA.
Com a canonização de Frei Galvão, o primeiro religioso brasileiro a alcançar tal condição perante o Vaticano, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) decidiu, por unanimidade em Plenário, instituir, em 2007, como Dia dos Profissionais da Construção Civil a mesma data em que se comemora o Dia da Construção Civil, 25 de outubro, em homenagem ao franciscano nascido em Guaratinguetá (SP), considerado desde o ano 2000 o Patrono da Construção Civil.
Frei Antônio de Sant’Anna Galvão fundou, projetou e construiu o prédio do centenário Mosteiro da Luz, ficando a seu cargo também a edificação da igreja e sua decoração. Frei Galvão trabalhou ao lado de escravos, como servente, pedreiro e mestre de obras, fato inédito para a época, e também arregimentou as religiosas internas para, juntos, demarcarem o terreno da construção, considerada pela Unesco “Patrimônio Cultural da Humanidade”.
Fonte: Wikipédia
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!